Em prol da educação

Instalada Comissão Especial sobre o papel das Universidades Comunitárias Gaúchas

O reitor da Instituição, Fábio Dal-Soto, e o Pró-reitor de Graduação, Regis Deuschle, estiveram na tarde do dia 11, na capital gaúcha participando do “Ato de Instalação e Posse dos Integrantes e do Presidente da Comissão Especial para tratar o papel das Universidades Comunitárias do RS e a facilitação do acesso ao ensino superior”.

O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do RS, no Salão Júlio de Castilhos. Participaram do ato o vice-governador do RS, Gabriel Souza, o Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, o Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, e demais reitores, pró-reitores e assessores de todas as IES que integram o Comung.

A referida comissão será conduzida pelo Deputado Estadual Rafael Braga Librelotto (MDB), o qual enfatizou a importância da criação da comissão que irá tratar da importância das universidades comunitárias do RS, incluindo o maior o acesso ao ensino superior de qualidade.
O Presidente do Comung, Reitor Rafael Frederico Henn, agradeceu a oportunidade e disse que as universidades comunitárias têm muito a contribuir com o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. “Nós acreditamos que temos uma capacidade instalada de educação de qualidade, de ciência, de extensão e de inovação que pode ajudar de verdade no desenvolvimento do nosso Estado”.

O Vice-Governador Gabriel Souza parabenizou a Assembleia Legislativa por debater os grandes temas do Estado, entre eles o ensino superior comunitário gaúcho. “Parabéns por trazerem essa pauta no âmbito de uma comissão especial, que é um espaço tão relevante, no regimento interno da Assembleia Legislativa do RS”.

Para o Reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto o momento simboliza o reconhecimento da Assembleia Legislativa acerca da trajetória e contribuição das universidades comunitárias em todo o Estado do RS. “O Rio Grande do Sul conta com uma rede de educação superior de elevada qualidade e capilarizada em todo o Estado, ou seja, o Comung. Essa rede precisa ser melhor utilizada pelo próprio Estado, como importante mecanismo de formação de profissionais em diversos níveis, além da potencialização de suas estruturas de inovação para o desenvolvimento econômico e social do próprio RS”, afirma o Reitor.