Unicruz e Basketito preparam jovens para o mercado de trabalho

Projeto que conta com oficinas para desenvolvimento dos alunos do Basketito terá início no mês de abril

Iniciar a busca pelo primeiro emprego pode ser uma tarefa extremamente difícil. Em muitas situações, os jovens se deparam com as dificuldades impostas pela falta de experiência, conhecimento em determinadas áreas e, muitas vezes, a eliminatória acontece durante o processo de entrevista, quando a falta de orientação ou até mesmo as emoções atrapalham nos processos seletivos.
Pensando na qualificação do jovem para o mercado de trabalho, a Universidade de Cruz Alta e o projeto Basketito uniram esforços para a preparação dos atletas na busca de inserção profissional. Através do edital de Demanda Induzida da Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, foram aprovados dois projetos que irão oferecer benefícios para os alunos e equipe administrativa do Basketito.

Para os Estudantes:
Sob coordenação da professora Vanessa Steigleder Neubauer, com colaboração da professora Vanessa de Campos Junges, o projeto com foco em atendimento aos alunos, terá oficinas de oratória, responsabilidade ambiental e outras temáticas com o objetivo de preparar os jovens para a inserção no mercado de trabalho. Esta ação reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Basketito, através do convênio com empresas parceiras, para encaminhamento curricular e orientações para entrevista, com foco no primeiro emprego. De acordo com Paulo Otero, Presidente da Associação Basketito, este projeto será essencial, pois, através destas experiências, os alunos interessados nesta inserção poderão chegar mais preparados nas diferentes áreas disponíveis no mercado de trabalho.

Para equipe administrativa
O segundo projeto aprovado será realizado com foco na preparação dos dirigentes do Basketito para a captação de recursos, através da participação em editais e chamadas públicas. Desta maneira, será possível aprovar projetos que possibilitem maior sustentabilidade financeira. Com a coordenação da professora Luísa C. Carpovisnki Pieniz e colaboração da professora Claudia Maria Prudencio de Mera, a primeira fase do projeto conta com a realização de ações de capacitação, oficinas de formatação de projetos, fontes e financiamentos para projetos via entidades públicas ou privadas e, ao final, a habilitação do projeto elaborado em editais.
Para Otero, os projetos serão fundamentais para o Basketito: “A capacitação para nossa equipe administrativa vem para auxiliar na preparação de projetos para editais e no processo de captação de recursos financeiros. O benefício concreto é a ampliação e consolidação das fontes de financiamento do Basketito, bem como a possibilidade de qualificação dos serviços e aumento e melhoria dos atendimentos” – comenta.
De acordo com a coordenadora da Agência Start, Luísa C. Carpovinski Pieniz, neste momento estão sendo definidos os bolsistas que irão atuar em conjunto com as docentes. A previsão de início dos trabalhos é no mês de abril.

Sobre o Basketito
O projeto atende gratuitamente cerca de 3.000 alunos, de 6 a 17 anos de idade. Para participar, os estudantes precisam estar matriculados e com frequência escolar regular. Através do basquete, as crianças e adolescentes recebem a oportunidade de desenvolvimento no esporte, além da inserção social. O Basketito é uma associação sem fins lucrativos, com foco na construção de valores necessários para o bem comum.

Ações conjuntas apontam novas oportunidades em breve
A Universidade de Cruz Alta e a Associação Basketito ainda terão projetos desenvolvidos com o curso de Educação Física, com execução do professor Fernando Trentini, curso de Fisioterapia, com execução do professor Fernando Voloski, além da elaboração de um trabalho de Educação Financeira através da cadeira de Responsabilidade Social do curso de Administração.