Inclusão digital para idosos

Há mais de uma década Unicruz oferece gratuitamente a oficina

Iniciaram hoje (15), as aulas do projeto de inclusão digital para a terceira idade. A turma com cerca de 15 alunos, tem idade entre 62 e 80 anos. Os idosos vão frequentar o curso básico de inclusão digital, que engloba conhecimentos como: o contexto da informática, hardware e software, componentes elementares de hardware, dispositivos de entrada/saída, tipos de computadores e software, software aplicativo, edição, estilo e formatação de textos, tabelas e bordas, impressão de documentos e atividades adaptativas para o estímulo dos idosos no desenvolvimento da coordenação motora.  As aulas acontecem uma vez na semana e são realizadas em um dos Laboratórios de Informática do curso de Ciência da Computação, no Campus Universitário. Nesse semestre serão formadas três turmas para a inclusão digital em parceria com o Centro de Convivência do Idoso do município.

Informações da Oficina
Quem coordena o Projeto de Inclusão Digital para a Terceira Idade, é a professora Patricia Mozzaquatro Chicon, do curso de Ciência da Computação, de acordo com ela “as oficinas proporcionam a inclusão dos idosos para que eles aprendam a usar as tecnologias de forma interativa, divertida e buscando a interação social, aliado a uma melhora na qualidade desse público”. Cerca de 500 idosos já participaram da Oficina de Inclusão Digital oferecida gratuitamente pela Universidade.  Desde 2022 a instituição fez uma parceria com a Prefeitura de Cruz Alta para que os idosos do Centro de Convivência do Idoso da cidade tenham a oportunidade de frequentar as oficinas.