Revitalização do viaduto da Lomba

Revitalização do viaduto da Lomba

Encerramento do Projeto de Extensão da Unicruz em parceria com a prefeitura de Cruz Alta  

Na noite desta sexta – feira (16),  ocorreu a finalização da  pintura das muretas do viaduto da Lomba, atividade que foi realizada pelos acadêmicos da Disciplina de Projeto Integrador II do  Curso de Arquitetura e Urbanismo, pesquisadoras do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (GPArq), acadêmicos do Curso de Engenharia Civil e alunos terceiranistas do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias.  

A requalificação foi solicitada pela Prefeita Dra. Paula Rubin Facco Librelotto, em uma oportunidade na qual esteve com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, tendo como mediadora a Secretária de Obras e também a professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil Bárbara Tatiane Martins Vieira Nogueira. O GPArq elaborou a proposta que foi prontamente aceita, e nela estão representados  alguns dos edifícios históricos e monumentos importantes para o município. 

O Projeto de Extensão criado e coordenado pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, teve como objetivo a realização de oficina para a confecção dos stencils, que foram os moldes utilizados, além da abordagem breve sobre a temática do muralismo e os elementos representados  da cidade de Cruz Alta e, por fim, a realização das pinturas na Rua General Osório.  

O acordo de cooperação firmado com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta permitiu o fornecimento dos materiais para a pintura, já os stencils que foram desenvolvidos em primeiro momento com os alunos da turma de 3° ano do turno da noite do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias foram confeccionados com materiais recicláveis e lonas de banner. A primeira noite de atividades ocorreu no mês de novembro, onde os alunos terceiranistas, juntamente com os acadêmicos da disciplina de Projeto Integrador II do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram a oficina de confecção na maquetaria do Curso. Nos dias 25 e 26 de novembro, um dos lados da mureta foi pintado e, no dia 17 de dezembro encerrou-se a proposta, contando com o auxílio de demais  acadêmicos da Universidade.   

Na ocasião a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Natalia Hauenstein Eckert, reafirmou a importância do projeto, “é uma proposta  que destaca o patrimônio municipal, enaltece um espaço urbano de passagem e que também convida a todos que passam a identificarem os edifícios, trazendo uma nova percepção e um novo olhar para um dos importantes acessos do município.”