Inovação e tecnologia

Lançamento do Núcleo de Fomento de Inovação e Tecnologia da ACI Cruz Alta

Na manhã desta quinta-feira (15), aconteceu o lançamento do Núcleo de Fomento de Inovação e Tecnologia da ACI Cruz Alta. A cerimônia aconteceu no auditório da entidade e contou com a presença de autoridades locais e estaduais, reitoria da Unicruz, além do empresariado e demais convidados.

O Diretor Fernando Pedroso, responsável pelas Relações Políticas e Institucionais, e também coordenador do Núcleo, destacou os quatro pilares importantes para esse processo de inserção: Fomento ao Curso de Ciência da Computação da Unicruz; Implantação do Centro Tecnológico de Inovação na Universidade; Conexões entre startups e investidores; e Alteração da lei de fomento às empresas, seguindo o marco regulatório das startups. O Núcleo é um elo entre a Unicruz, o Poder Público e as empresas, para o desenvolvimento de uma cidade inovadora e de uma nova matriz econômica.

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. Fábio Dal-Soto, salientou a importância do Centro Tecnológico de Inovação: “é importante dizer que o ambiente é destinado para as empresas se instalarem em nosso campus, dentro do nosso ambiente acadêmico, trazendo os seus departamentos da área de inovação e se conectando com os alunos e professores. Além disso, o ambiente também destina-se à geração de startups, as quais serão incubadas na universidade e trabalhadas até estarem prontas para o ambiente de negócios.”

O evento contou com a palestra do convidado especial Dr. Diogenes de Oliveira Silva, cruzaltense, Médico Anestesiologista, com MBA em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde, sócio-fundador e CEO da Anestech Innovation Rising.

Ainda neste mesmo momento, ocorreu a entrega dos certificados para os alunos da Escola Estadual Professora Maria Bandarra Westphalen, participantes dos componentes curriculares Cultura Digital e Cultura empreendedora, ministrados pelo professor Marco Samuel Gebien.

.