Dezembro laranja 2022

Dezembro laranja 2022

Campanha de prevenção do câncer de pele da Unicruz 

Na tarde desta, segunda-feira (19), ocorreu na praça Erico Veríssimo, a Campanha do Dezembro Laranja, desenvolvida pelos Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia e Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta e pela Secretaria de Saúde do município. 

O último mês do ano é marcado pelo calor intenso e a maior exposição solar, principalmente para fins recreativos. Por este motivo a Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 2014 faz a campanha Dezembro Laranja para a conscientização sobre o câncer de pele.   

Dentro deste contexto, os acadêmicos e professores dos cursos da Universidade desenvolveram algumas ações de educação em saúde, destinada a população de forma geral. Com o slogan “Um sinal pode ser um sinal”, a campanha de prevenção ao câncer de pele, visa informar sobre a doença e reforçar a importância da prevenção por meio das medidas fotoprotetoras.  

A Coordenadora do Curso de Farmácia Viviane Cecilia Kessler Nunes, falou sobre as ações realizadas durante a tarde, “os alunos estão fazendo a avaliação da pele e os encaminhamentos através da prefeitura, daqueles casos suspeitos de câncer. Também realizamos medida da pressão arterial, orientações ao uso correto do filtro solar e vacinação. Alguns dos nossos alunos estão demostrando à população a forma correta de aplicar o filtro solar, para que se tenha a efetividade desse produto, que é um preventivo do câncer de pele”. 

Atividades que foram oferecidas: 

  • Análise da pele e a identificação do fototipo cutâneo; 
  • Uso correto do protetor solar; 
  • Aferição de pressão arterial;  
  • Avaliações médicas, testagem para covid 19, informações e orientações sobre os cuidados com a pele e a prevenção do câncer, entre outras.