Qualidade reconhecida

Programas de Pós-Graduação da Unicruz recebem ótimos conceitos em avaliação da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, os resultados da avaliação quadrienal, referente ao período 2017-2020, dos cursos de Pós-Graduação do país. Nesta avaliação os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unicruz obtiveram excelentes resultados.

O Programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), que obteve conceito 3 no período 2013-2016 e passou para 4, em uma avaliação onde a nota máxima é 5. Esse resultado permite que a Universidade busque a implementação também do curso de Doutorado dentro do PPGAIS.

O Programa em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, manteve a nota da avaliação anterior, o conceito obtido foi nota 4. Já o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, também manteve o conceito anterior com nota 3.

A avaliação é realizada pela Capes a cada quatro anos, analisando articulação, aderência, corpo docente, planejamento e processos dos programa de pós-graduação. Além disso, avalia a formação tanto dos pesquisadores quanto dos mestrandos e doutorandos, egressos, bem como, o impacto do programa na sociedade.

Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Janaina Coser, as boas avaliações resultam de um trabalho coletivo que demonstram a qualidade da nossa universidade. “Mesmo com uma trajetória recente na pós-graduação, o fortalecimento da pós-graduação continua sendo uma política institucional. Os nossos mestrados e doutorados não visam apenas a atuação na docência e pesquisa, mas também, visam formar profissionais que fazem a diferença nos seus espaços de trabalho. A inserção e relevância social foi justamente um dos pontos destacados na avaliação dos PPGs”, ressalta a Pró-Reitora.