Feira das Trilhas

Unicruz será sede do evento que reunirá cerca de 1500 alunos do 1ª ano do Ensino Médio

Todas as escolas do Brasil deverão, a partir deste ano, implantar o novo Ensino Médio. Nessa proposta, os estudantes são desafiados a fazer escolhas que influenciarão em sua trajetória escolar e também podem trazer mudanças significativas em sua vida em sociedade.

Para que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio tenham condições de realizar suas escolhas com maior propriedade e segurança, a Secretária Estadual de Educação propôs a Feira das Trilhas, uma ideia que teve origem nas reuniões de Supervisores Escolares que ocorreram nas Coordenadorias de cada região da SEDUC.

Nesse sentido, a 9ª Coordenadoria Regional de Educação está mobilizando as vinte escolas de Ensino Médio de seus onze municípios de abrangência, para uma grande feira, que ocorrerá nos dias 05 e 06 de setembro, das 9h às 16h, no Campus da Universidade de Cruz Alta.

No dia 25 de agosto, diretores e representantes das escolas estiveram na Unicruz para a reunião de planejamento do evento. A Feira das Trilhas contará com no mínimo 24 salas de visitação, onde os Itinerários Formativos serão explanados pelos professores embaixadores de cada escola, proporcionando aos alunos uma visão mais detalhada da estrutura do Ensino Médio Gaúcho, inclusive de quais componentes curriculares integram cada uma dessas trilhas.

A expectativa é de que mais de 1500 estudantes circulem pelas dependências da Universidade de Cruz Alta, conhecendo, questionando e refletindo sobre qual área e propostas mais se adequam às suas necessidades e aos seus objetivos.

Ensino Médio Gaúcho

Foi organizado oito Itinerários Formativos, subdivididos em 24 trilhas que buscam aprofundar as áreas do conhecimento, além de outras 4 que fazem parte do itinerário técnico e profissional. As trilhas, estruturadas de forma a aprimorar e consolidar habilidades e competências essenciais ao desenvolvimento integral do estudante, tratam de temas como sustentabilidade, protagonismo sociocultural, inclusão social, ciência e pesquisa, saúde e bem-estar, cidadania, meio ambiente, matemática para a vida, robótica e mídias, mídias sociais, corporeidade e expressão artística e também relações interpessoais.

Cooprodução: Assessoria de Imprensa Unicruz e 9ª Coordenadoria Regional de Educação