Tradição cultivada

Tradição cultivada

Curso de Direito da Unicruz confirma a realização da 17ª Formatura Crioula para sábado

:

Neste sábado (24), o curso de Direito da Universidade de Cruz Alta realizará a 17ª edição da Formatura Crioula, a partir das 17 horas. Os trajes oficiais de uma formatura tradicional, como toga e capelo, darão lugar para a indumentária gaúcha, como flores no cabelo, vestidos e saias de prenda, chapéu, botas e bombacha.

Após dois anos de interrupção, em razão da pandemia, esta será a 17ª edição da solenidade simbólica e alusiva as festividades de 20 de setembro. A Unicruz é a única IES a realizar uma cerimônia nesse estilo. O evento é referência cultural no Estado e já recebeu a Comenda João de Barro, honraria entregue pelo Movimento de Tradições Gaúchas, por meio do professor do curso de Direito Fernando Martins Ferreira, idealizador da Formatura.

O rito inicia somente após a chegada da centelha da chama crioula, acompanhada das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Unicruz conduzidas por cavalarianos até a Casa de Cultural Justino Martins. A cerimônia segue com todas as honras típicas de uma colação de grau. O protocolo é totalmente adaptado ao vocabulário e costumes típicos do Rio Grande do Sul.

Neste ano, a Formatura Crioula terá a participação de Sinval Araújo. O músico nativista fará um Show para os formandos e convidados, logo após o jantar com churrasco no CTG Rodeio da Saudade. Na sequência da festa o Grupo Canto Gaúcho e Tchê Fandango animarão o baile.