Universo de possibilidades

Egressa Unicruz ganha prêmio da Nasa

O artigo de Flora Dutra, egressa do curso de Jornalismo da Unicruz e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi primeiro colocado em um concurso da Agência Aeroespacial Americana (National Aeronautics and Space Administration – NASA). A pesquisa aborda os impactos das missões espaciais para a humanidade foi destaque na categoria de Escrita Criativa, Creative Writing Competition da #AbSciCon22, conferência de Astrobiologia organizada pela Advancing Earth and Space Science e reconhecida pela Nasa.

– Assista a reportagem exibida pela TV Brasil

Flora Dutra foi a única brasileira, neste ano, a ser premiada no congresso da Nasa Astrobiology, um braço da Agência Espacial Americana que trata da busca por vida extraterrestre. A doutoranda é formada em Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e tem dois mestrados: um em Comunicação e outro em Ciências Sociais, ambos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A premiação ocorreu em maio deste ano por meio de um artigo chamado Astrobiological Humanities Group for Interplanetary Protection and Defense Policies (Grupo de Humanidades Astrobiológicas para Políticas de Proteção e Defesa Interplanetária, em português).

Segundo matéria de GZH, a partir do doutorado, Flora decidiu unir a vida acadêmica construída até então nas Ciências Humanas com discussões que, em princípio, estão ligadas apenas a áreas das Ciências Exatas. Por isso, ela optou por estudar a exploração espacial a partir de uma discussão baseada em abordagens da Antropologia, a Filosofia e a Política. Nesse tema, ela fez um recorte: as políticas de proteção e defesa da Terra que devem ser seguidas pelos países, empresas e agências espaciais.

Fonte: Grupo GZH

Confira a matéria completa em GZH: clique aqui.