Costurando possibilidades

Costurando possibilidades

Programa Redes de Cooperação lança a Associação de Costura e Artesanato em Cruz Alta – Rede Coser

:

Na última quinta-feira (30), no Salão Nobre da Unicruz, foi lançada a Rede Coser, a Associação de Costura e Artesanato da região noroeste do RS. A cerimônia contou com a presença, da coordenadora técnica do Programa Redes de Cooperação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado do Rio Grande do Sul, Elci Lado Aguirre, da presidente da Fundação, Luísa Carpovinski Pieniz, do reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta, Rogério Coradini Oliveira, da presidente da Rede Coser, Daniele Viana, e das associadas da rede e familiares.

Na oportunidade foi realizada a apresentação da Rede e do trabalho de suas associadas. A presidente da Rede Daniele Viana destacou que a rede abrange todos os profissionais que trabalham no segmento da costura e do artesanato. “Melhoria do seu produto, designer, consultoria, capacitação e qualificação, já são grandes benefícios. Além disso, todos os nove fundadores da Rede Coser, criaram um tempo de incubadora para os futuros associados, para que tenham convicção de estarem conosco nesse trabalho. Entender o que é o benefício, mas também o que é o compromisso de estar como associado”, comenta.

A presidente da Fundação, Luísa Carpovinski Pieniz, destacou a atuação da Unicruz ao longo dos 20 anos do Programa Redes de Cooperação no estado, e está na terceira edição junto à Universidade de Cruz Alta. “O programa visa tornar as empresas mais efetivas no mercado, buscando uma melhor atuação e melhores resultados. Isso, atinge o nosso propósito que é fomentar o desenvolvimento regional, através de empreendimentos locais, consolida-se a união entre poder público, universidade e empresas. Os empreendimentos se fortalecendo, quem ganha é o município e é a região”, salientou a professora Luísa.

Para Elci Lado Aguirre, coordenadora técnica há vinte anos à frente do Programa, explicou que o Redes de Cooperação trabalha em várias universidades regionais do estado, por meio de termo de colaboração entre Secretária de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul e universidade.

“O objetivo é a implantação de redes; acompanhamento de redes já existentes; expansão, que é trazer mais empresas para uma determinada rede; além de cursos de capacitação, conforme necessidade de cada rede. Os associados têm a oportunidade de ter curso de vendas, marketing, gestão, fazer compras conjuntas, construir um Centro de Distribuição e adquirir veículos para distribuição, tudo isso para alcançar mais lucros e contribuir para o desenvolvimento regional”, explicou Elci Aguirre.

O reitor Fábio Dal-Soto e o presidente da ACI Cruz Alta Rogério Coradini desejaram sucesso à Rede Coser e, consequentemente, aos negócios de seus integrantes. “Nós estamos diante de um momento importante de empreendedorismo, articulado entre universidade, governo e empresas”, ressaltou o reitor.

Também estiveram presentes a supervisora do Programa Redes de Cooperação na Universidade de Cruz Alta, Vaneza Lima, e da equipe de consultoras, Caroline Vargas, Josiele Fão e Taline Coradini.