Atividades jurídicas na prática

Estudantes de Direito da Unicruz realizam atividades pedagógicas simuladas da área jurídica

Acadêmicos do curso de Direito da Unicruz participaram de um painel de debates sobre circunstâncias e questões psicológicas implicadas em um caso real levado ao Tribunal do Júri. A atividade pedagógica envolveu alunos do 2º ao 9º semestre do curso, de forma interdisciplinar.

A atividade ocorreu na última terça-feira (21), no Fórum da Comarca de Cruz Alta, e contou com a supervisão da professora da disciplina de Psicologia Jurídica, Vanessa Steigleder Neubauer. A dinâmica teve a orientação das mestrandas em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Fernanda Espindola Allegretti, que é psicóloga e realiza estágio docente nessa disciplina, e Laura Zimmermann de Souza, advogada e egressa do curso de Direito Unicruz. Alguns professores do curso estiveram presentes para prestigiar.

Os acadêmicos estudaram um caso concreto e o seu desfecho, posteriormente, em uma atividade com metodologias ativas, construíram uma argumentação e contra argumentação para remontar o caso no tribunal do júri, de uma forma lúdica, observando as questões psicológicas do caso.

No futuro serão promovidas diversas atividades semelhantes a essa, que em outras disciplinas mais técnicas, os estudantes terão que aprofundar os preceitos técnicos. “Nesse momento, o principal objetivo era integrar e encantar os alunos, fortalecendo seu amor pela profissão escolhida. Socializar saberes e propor a participação ativa dos alunos, essa era a ideia, onde eles pesquisaram e construíram suas argumentações”, comentou a professora Vanessa.

“Essas dinâmicas proporcionaram uma elaboração intelectual que levarão para vida toda”, concluiu.

Audiência Simulada

Já no Miniauditório da Unicruz, no prédio 13 do Campus, foi realizada uma audiência simulada, que ocorreu em duas sessões, nos dias 13 e 20 de junho. Os acadêmicos da disciplina de Direito Processual Civil II, contaram com a supervisão e mentoria do professor Ricardo Luiz Tjäder, juiz de direito aposentado.

O caso era uma ação indenizatória de danos morais e materiais causados por acidente de trânsito na via férrea na Rodovia Municipal Jacob Della Méa, estrada ao campus da Unicruz. Após a apresentação do caso, foram distribuídas as funções e as cópias do processo para que cada um estudasse para apresentar a petição inicial, a contestação e a réplica durante a audiência simulada.

Para a atividade, os estudantes atuaram como as partes, a vítima e os réus, advogados dos envolvidos, promotor de justiça, oficial escrevente e juiz. Além desses, as testemunhas e a secretária de audiências também foram representadas pelos acadêmicos.