Acessibilidade e inclusão

Cerca de 300 pessoas participam do Fórum Permanente da Política Pública para PcD E PcAH em Cruz Alta

A Universidade de Cruz Alta recebeu, na última quinta-feira (09), a 179º edição do Fórum Permanente Estadual de Políticas Públicas para pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS. O evento, promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, reuniu representantes do Poder Público e de entidades representativas das PcD e PcAH dos 13 municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí. Mais de 270 pessoas participaram do evento.

No encontro, foi apresentado o diagnóstico Municipal e Regional sobre Acessibilidade e Inclusão de cada cidade participante. Dirigentes políticos e de entidades também puderam conhecer os dados do Alto Jacuí referentes à pesquisa do autismo a partir dos formulários da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista CIPTEA, apresentados pela coordenadora de acessibilidade da FADERS, Aline Monteiro Correia. Também foram oferecidas oficinas temáticas nas áreas de Acessibilidade, Altas Habilidades, Autismo, Paradesporto e Passe Livre Intermunicipal.

O Fórum é uma oportunidade para debater e propor alternativas, a fim de implantar e/ou implementar Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, potencializando ações afirmativas para a Acessibilidade e Inclusão Social. A última edição do Fórum realizada na região ocorreu em 2008.

Na oportunidade, o Presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades no Rio Grande do Sul-FADERS, Marco Lang, valorizou a participação do público no Fórum. “É muito importante essa grande adesão dos municípios ao Fórum. É um espaço para troca de experiências, em que cada administração pode avaliar quais as políticas podem implantar para efetivar a acessibilidade e a inclusão local”, afirmou.

Segundo a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, é fundamental mostrar que precisamos ter um olhar sensível, com ações concretas para mudar a vida das pessoas.  “É necessário conversarmos sobre os direitos e deveres que temos que ter enquanto agentes públicos.  Agradeço a Unicruz por ceder gratuitamente o espaço”, comenta.

Para o reitor da Universidade de Cruz Alta, Fábio Dal-Soto, falar de inclusão e acessibilidade, é algo muito importante. “Aqui na Unicruz temos essa temática institucionalizada. Procuramos nos adaptar ao longo dos anos com elevadores, rampas de acesso, etc.  Também temos dois núcleos que buscam dar apoio neste sentido”, ressalta o reitor Fábio.

Participaram do evento, entre outras autoridades, a coordenadora de Direito e Políticas Públicas da FADERS, Jaqueline Rosa; a coordenadora da Coordenadoria de Direitos da Pessoa com deficiência da Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Marilu Mourão Pereira; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência- COEPEDE, Cimone Barbosa; a secretária municipal de Saúde, Daura Melissa Westphalen; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos Pessoas com Deficiência de Cruz Alta, Elisabete Martins.

O Fórum contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, através Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí.

Divulgação: FADERS