Mulheres e a Segurança Pública

Direito Unicruz promove palestra com a Delegada Nadine Anflor, primeira mulher chefe de Polícia do RS

Na noite da última terça-feira (24), o curso de Direito da Unicruz promoveu a palestra “Mulheres e a Segurança Pública”, com a Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor. Acadêmicos, professores, policiais e lideranças da Polícia Civil lotaram o Salão Nobre da Unicruz para acompanhar a fala da primeira mulher Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, em 180 anos da instituição.

Nadine foi pioneira ao ocupar a presidência da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do RS, presidiu também o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), estando a frente do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra Mulher do Conselho Nacional. A Delegada apresentou um breve histórico das mulheres na Polícia Civil e mostrou dados estatísticos, alarmantes, sobre a violência contra mulher.

“Nos últimos anos, ocorreu a queda da maioria dos indicadores de segurança pública. No entanto, o feminicídio não obteve o mesmo resultado. O mapa do feminicídio demonstra que precisamos de uma transformação cultural, uma mudança na educação e na sociedade, para que, sobre tudo, tenhamos uma igualdade e equidade de gênero, para mudar essa realidade”, explicou a Delegada Nadine.

A Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, Nadine Tagliari Farias Anflor, alerta que a violência doméstica precisa ser combatida com cada vez mais seriedade pelas autoridades. “A denúncia precisa ser feita, ela é importante e salva, ela precisa chegar até a Polícia e a mulher precisa ser protegida e acolhida”, reforça.

Para a coordenadora do curso de Direito, Fátima Barasuol Hammarströn, momentos como esse oportunizam aos universitários conhecimento que auxiliam na sua formação. “Uma das principais características do curso de Direito da Unicruz é ir além dos conteúdos de sala de aula. Conhecer os dados e discutir assuntos tão relevantes como feminicídio é uma dessas oportunidades de preparar os nossos alunos para atuarem como excelentes operadores do direito e agentes de transformação social”, ressalta profa. Fátima.

O evento contou com a presença da Delegada Regional de Polícia Civil, Diná Aroldi, e da Delegada Jaqueline Pellegrini, que comanda a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cruz Alta (DEAM). Na abertura da noite, a acadêmica Isadora Lopes, a psicóloga Fernanda Allegretti e a professora Raquel Souto realizaram a apresentação do Projeto de Extensão do curso de Direito “Atendimento às mulheres em condições de violência”.

Clique aqui e conheça mais do projeto. (Cartilha 2022)