Dia do Desafio

Unicruz promove diversas atividades no Dia do Desafio 2022; O evento coordenado pelo Sesc trouxe como tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”

A Universidade de Cruz Alta, por meio do curso de Educação Física, mobilizou a comunidade acadêmica para o Dia do Desafio, realizado na última quarta-feira (25). Ao longo do dia colaboradores, professores, acadêmicos e participantes dos projetos de extensão foram convidados a fazer uma pausa na rotina e colocar o corpo em movimento.

A Unicruz foi parceira do Sesc no DDD 2022. Neste ano, as atividades presenciais voltaram a movimentar todo o país, dando o tom da temática na edição, “Ocupar espaços e reunir pessoas”.

Os professores Vânia Rossato, Marília Krug, Rodrigo Krug e Solange Billig Garces, coordenaram diversas atividades físicas, no Campus Universitário e nos Projetos de Extensão junto à comunidade, como prática de jogos coletivos, dinâmicas, alongamentos, musculação e caminhada.

Ao todo, mais de 160 pessoas praticaram algum tipo de atividade física. O roteiro de exercícios percorreu o prédio central; Ginásio Poliesportivo, Pista Atlética e academia da Unicruz, com o Projeto Intervalo Ativo e os Jogos de Integração do curso de Educação Física.

Os integrantes do Projeto Idosos com Alzheimer também participaram do Dia do Desafio, no Centro de Convivência do Idoso do município. O itinerário seguiu até a Praça do Ginásio José Westphalen Corrêa, com o Programa Ative-se; e na Clínica Renal do Hospital São Vicente de Paulo, os educadores físicos mobilizaram os pacientes em tratamento de hemodiálise, que não ficaram de fora.

Além de se mexer pela saúde, o DDD também mobilizou os participantes para doar um litro de leite em caixinha (UHT). O Campus da Unicruz é um dos pontos de arrecadação e as doações poderão ser feitas até o dia 31 de maio. Os donativos serão repassados ao SESC que posteriormente entregará às entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil Sesc RS, por meio do Desafio Solidário.

Vida mais ativa

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio é um evento realizado no mundo todo para incentivar a prática regular de exercícios físicos, reduzir o sedentarismo e motivar à população a adotar um estilo de vida saudável e ativo, como benefício em prol da saúde e do bem-estar físico e mental. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, sendo realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. [Fonte: Sesc RS]