Novas linhas de pesquisa

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural apresenta nova estrutura para o curso em 2022

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

Diante das novas especificidades e tendências do mundo rural, o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural apresenta, para o ano de 2022, uma nova estruturação. As novidades estão nas linhas de pesquisa atualizadas, número de créditos das disciplinas, nova estrutura curricular e disciplinas que passarão a ser ofertadas por blocos. A atualização proporcionará mais oportunidades de ingresso como aluno especial, pois a cada semestre serão dois blocos de disciplinas, cada um com a abertura de um novo edital para essa modalidade.

O curso de mestrado engloba a interação entre as diversas áreas do conhecimento, abordando a gestão de recursos naturais, o uso da biodiversidade e seus impactos e o estudo dos novos formatos técnico-produtos relacionados à agropecuária. Em busca de um novo modo de analisar a relação entre o desenvolvimento e o meio rural, está articulada sob duas novas linhas de pesquisas: Produção Rural Sustentável e Estratégias e Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento Rural.

Produção Rural Sustentável

Contempla o aprimoramento de técnicas e a inovação no que tange a produção rural sustentável. Consiste em desenvolver métodos e sistemas de gestão que priorizam atender aos objetivos para se alcançar o desenvolvimento sustentável constante nas diversas agendas do clima, o qual o Brasil é signatário. Desenvolver sistemas produtivos que objetivam a redução e o sequestro de carbono, sistemas agrosilvipastoris, agricultura de baixo carbono e outras formas e modelos produtivos que atentem para o respeito à resiliência dos recursos naturais, como também aspectos econômicos, sociais e culturais.

Estratégias e Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento Rural

Abrange o aprimoramento de técnicas, métodos e a inovação no manejo de culturas, na armazenagem, na comercialização e gestão de propriedades agrícolas, no cultivo de espécies alternativas, na criação e manejo sanitário de animais, no bem-estar animal, na aplicação de biotecnologia na produção. Nesta linha de pesquisa, são criadas, analisadas e discutidas estratégias e alternativas para o desenvolvimento do meio rural no que se refere aos processos produtivos. Procura desenvolver tecnologias inovadoras e facilitadoras aplicadas à produção rural.

O MPDR está com dois editais abertos: Vagas complementares – MPDR Turma 2022 (inscrições até 21 de fevereiro) e Seleção Aluno Especial 2022/1 (inscrições até 25 de fevereiro).

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.