Unicruz na comunidade regional

Universidade de Cruz Alta faz giro pela região do Alto Jacuí

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

A interação entre Universidade/Comunidade é de extrema importância para ambos os lados. Pois, possibilita a aproximação com o seu entorno e, proporciona para a população mais conhecimentos e informações sobre o universo do ensino superior, cursos de graduação oferecidos, atividades de ensino, pesquisa e extensão entre outros.

Dentro deste contexto e na busca por estar cada vez mais próxima da comunidade da região, é que a Universidade de Cruz Alta promoveu no final do mês de novembro três encontros em cidades da região do Alto Jacuí.

O Unicruz na Praça, nome dado ao evento promovido pela Instituição levou até as cidades de Ibirubá, Júlio de Castilhos e Tupanciretã diversas atividades, disponibilizando serviços de saúde à população, informando sobre os cursos de graduação, bolsas e financiamentos.

Todos os encontros aconteceram nas praças centrais das cidades e tiveram como público alunos de escolas estaduais, de nível fundamental e médio. Universitários e docentes de diversos cursos da Universidade de Cruz Alta, atenderam a população visitante e tiraram dúvidas sobre as áreas de atuação de cada profissional no mercado de trabalho.

Conforme o reitor da Unicruz Fábio Dal-Soto, é importante estar perto da comunidade “pois esses momentos são uma demonstração da nossa contribuição para os municípios da região, mostrando um pouco daquilo que é feito na formação nas diferentes áreas do conhecimento”, ressalta o reitor Fábio.

Nas últimas semanas, além das atividades realizadas nas praças, a equipe institucional e os cursos de graduação e pós-graduação também estiveram no Calçadão de Cruz Alta, todos os sábados, para informar, prestar serviços e divulgar as oportunidades de bolsas, financiamentos e descontos para ingresso ao ensino superior.

Atividades oferecidas

Nos três dias de programação a população regional pode usufruir de serviços como: aferição de pressão arterial, saturação e batimentos cardíacos; informações sobre o câncer de colo do útero, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e exame preventivo de Papanicolaou, análise de cabelo e couro cabeludo; avaliação física e dinamometria e descarte de medicamentos vencidos ou em desuso.

Bolsas e Financiamentos

Além dos serviços oferecidos, a equipe de divulgação da Unicruz informou a população sobre os cursos de graduação da Instituição, bolsas e financiamentos disponibilizados para tem interesse em ingressar no ensino superior.

Tapera mais Cidadã

A Unicruz também marcou presença em um evento regional, na cidade de Tapera, no último dia 27 de novembro. Quem visitou o estande da Universidade, no Tapera mais Cidadão, pode usufruir de serviços como a verificação da pressão arterial, massagem facial e drenagem linfática facial, orientações sobre os direitos do consumidor e dicas de como cuidar das finanças pessoais.