Startup Plus University

Universitários da Unicruz são premiados com ideia para Startup de inovação

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

Pelo segundo ano consecutivo acadêmicos do curso de Administração da Unicruz participaram do Startup Plus University e mais uma vez foram destaque na competição. Os universitários foram desafiados a desenvolver ideias para solucionar problemas atuais do ensino superior e promover a inovação acadêmica.

A atividade ocorreu no formato online, nos dias 25 e 26 de novembro, e integrou a programação do IX Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, sediado pela UCS. O tema dessa edição foi “A Universidade Comunitária Inovadora: Fortalecendo o DNA do Ensino Superior”.

O objetivo da competição é envolver estudantes de Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) na elaboração da melhor ideia de Startup em apenas dois dias, para soluções de desafios, levando em consideração a inovação, o impacto potencial da solução e a viabilidade dos pitchs propostos pelas equipes.

O Startup Plus University, resultou em dois dias de muita interação e aprendizado prático para promover a inovação no ambiente acadêmico. Nesta edição, 87 universitários foram divididos em grupos, e a partir da formação das equipes, trabalharam na elaboração das soluções para problemáticas em três diferentes eixos temáticos. O primeiro desafio era voltado ao eixo das “Tecnologias no ensino digital e educação virtualizada”, o eixo 2 era sobre “Empreendedorismo inovador nos meios acadêmicos”, como transformar ideias e projetos construídos em sala de aula em soluções reais para a sociedade; e o terceiro desafio era sobre “Educação para o desenvolvimento sustentável”.

A equipe das acadêmicas da Unicruz Patrícia Queiróz, Raquel Moreira Soares, Aline Silva e Sidimara da Rosa, garantiu a segunda colocação na competição e o prêmio de R$ 2 mil. O grupo, que também contou com um acadêmico da Unisinos, idealizou um modelo de uma plataforma integrada, chamada “Universus”, voltado para o compartilhamento de conteúdo, projetos, vivências e interação entre os ecossistemas acadêmicos das ICES.

“Estávamos frente ao desafio de desenvolver novas tecnologias voltadas ao ensino digital, desse modo criamos a Universus – Conectando Conhecimentos, como uma plataforma de interação entre acadêmicos de diferentes universidades. Em nome da equipe, posso dizer que foi uma experiência única. Ter poucas horas para ter a ideia, desenvolver e apresentar foi muito desafiador, ficar em 2° lugar, em nível estadual, dentre outras 7 equipes, foi incrível e isso nos motiva a participar novamente no próximo ano”, explica a acadêmica da Unicruz, Patrícia Queiróz.

A coordenadora do Curso de Administração da Unicruz ressalta a participação dos acadêmicos, “O curso de administração da Unicruz forma mais do que profissionais de excelência, forma empreendedores. E quando os alunos participam de um evento como o Startup Plus University eles colocam seus conhecimentos a prova e desenvolvem suas habilidades, gerando networking e consolidando suas competências”.

Todo o processo de criação das startups foi desenvolvido e acompanhado por mentores, desde a validação do problema e formação de times, modelo de negócio, mínimo produto viável e teste de mercado, até a preparação e apresentação de pitchs. O Pitch Final com apresentação para banca avaliadora aconteceu no dia 26 de novembro, com transmissão no Youtube.

As equipes vencedoras receberam premiação no valor de R$ 3.000,00 para a primeira colocação (Equipe Don’t Stop), R$2.000,00 para a segunda colocação (Equipe Universus) e R$ 1.000,00 para a terceira colocação (Cubic – Metaverso).

Apresentação Pitch Universus