Mestrado Rural

Mestrado Rural

Inscrições abertas até 6 de dezembro

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

:

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural está com inscrições abertas. O curso é destinado a agrônomos, médicos veterinários, biólogos, zootecnistas, administradores e profissionais de áreas afins. Ao todo são 20 vagas oferecidas para formação de nova turma no primeiro semestre de 2022.

O objetivo do Mestrado é oferecer aos profissionais ligados ao agronegócio, de órgãos públicos e privados, a oportunidade de formação técnico-científica, que busca a transformação, a potencialização, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do espaço rural, contribuindo para a melhoria da vida do homem no campo e na cidade.

O processo seletivo terá os seguintes critérios de avaliação: análise do currículo lattes 30% (trinta por cento); experiência profissional comprovada 30% (trinta por cento); média final obtida na graduação 10% (dez por cento); entrevista 30% (trinta por cento). O critério de desempate é o melhor desempenho na análise do currículo lattes, no item produção científica.

O curso dedica-se à pesquisa e a produção de conhecimento na área do desenvolvimento rural sustentável, sob diversos enfoques, que buscam analisar o mundo rural e suas diversidades e especificidades, tanto no que se refere aos novos formatos tecnológicos, quanto aos processos produtivos. Nesse sentido o curso está articulado em três linhas de pesquisa: Gestão do Meio Rural, Produção Animal e Produção Vegetal.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo como a documentação necessária, o valor da taxa de inscrição, calendário da seleção, bolsas de estudo e descontos, estão disponíveis no edital.

As inscrições podem ser feitas de forma on-line nesse link, até o dia 6 de dezembro.

 

Linhas de pesquisa

 Gestão Rural: analisa e discute estratégias e alternativas para o desenvolvimento do meio rural.  Enfatiza estudos do mercado agropecuário, das possibilidades de inovação nas cadeias produtivas, das estratégias para aumentar o valor agregado dos produtos, do manejo dos recursos naturais e seus impactos ambientais. Também contempla a extensão rural, aspectos gerais das áreas jurídicas que regulamentam as relações necessárias ao desenvolvimento sustentável.

 Produção Animal: contempla o aprimoramento de técnicas e a inovação no manejo dos rebanhos (especialmente nutrição, saúde e bem-estar animal) e no melhoramento genético. Bem como o estímulo ao aumento da produtividade de carne e leite.

 Produção Vegetal: abrange o aprimoramento de técnicas e a inovação no manejo de lavouras, na armazenagem, na comercialização dos produtos agrícolas, no cultivo de espécies alternativas e na aplicação de biotecnologia e agricultura de precisão. Nesta linha de pesquisa, priorizam-se técnicas que conciliam o uso dos recursos naturais com o aumento da produção agrícola.

 

 

Mais informações:

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural

E-mail: mestradorural@unicruz.edu.br

Telefone:(55) 3321-1632 ou 3321-1545