Novas tecnologias no mercado

Curso de Agronomia e oportunidades no Agronegócio e economia produtiva

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

Contribuir para a produção de alimentos e o aumento da eficiência produtiva e econômica são pilares da Agronomia, profissão com diversas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, além das possibilidades de criação de novos negócios e tecnologias. O mercado é amplo e com excelentes perspectivas.

A inserção em uma região essencialmente agropecuária, em um município irradiador de tecnologia, oportuniza ao acadêmico da Unicruz um acesso facilitado à prática, a partir de uma sólida base teórica, com um ambiente de geração de conhecimento, que é referência nacional e internacional, como a Fazenda Escola, com a Área de Produção Vegetal que conduz pesquisas e interações com mais de 100 empresas do setor.

“A fim de formar profissionais altamente qualificados, o Curso de Agronomia da Unicruz estimula a geração de negócios, através do empreendedorismo e do contato com tecnologias disruptivas, associadas ao setor agropecuário”, destaca a coordenadora do curso, Graciela Sonego Preto.

Outros diferenciais são as experiências do acadêmico, que vão além da sala de aula, a partir de viagens, visitas técnicas, participação em eventos científicos, projetos de pesquisas e extensão, práticas em laboratórios de física e química (solo, água, planta e resíduos), alimentos, entomologia, fitopatologia, herbário, análise de sementes, mecanização, microbiologia do solo, multiplicação vegetal, hidráulica, irrigação e, também, com a possibilidade de realizar intercâmbios em universidades europeias e latino-americanas.

Esses aspectos da formação presencial impactam diretamente na trajetória profissional, pois os agrônomos com diploma Unicruz têm excelente aceitação no mercado de trabalho e na formação continuada. Muitos estão em multinacionais, programas de Mestrado e Doutorado, instituições de pesquisa, assistência técnica, consultoria científica, na gestão de propriedades rurais e atuando em suas próprias empresas, com destaque para as áreas de sensoriamento remoto, drones, perícias, licenciamento ambiental, criação de animais, produção de diferentes culturas agrícolas e florestais, segmentos altamente valorizados na atualidade. O Agrônomo, formado na Unicruz, também pode atuar nas áreas de assistência técnica (privada, pública e em cooperativas); gerenciamento agropecuário; consultoria científica; agricultura (grandes culturas e culturas alternativas); fruticultura; criação de animais. Enfim, apostar na Agronomia como profissão é ter visão do hoje, com foco num amanhã promissor.

Estudar na Universidade de Cruz Alta é expandir conhecimentos, com uma educação continuada, que inicia na Graduação de Agronomia e é aprofundada no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural. Saiba mais sobre o curso de Agronomia aqui e sobre programas de pesquisa científica aqui.