Multiverso do conhecimento

Cursos de Graduação seguem com as aulas inaugurais

As agendas das aulas inaugurais seguem sendo realizadas pela Universidade de Cruz Alta – Unicruz. O curso de Direto promoveu no último dia 08 de abril sua atividade de boas-vindas. O momento de integração entre professores, veteranos e calouros foi realizado de forma on-line, pela plataforma do Google Meet.

A Aula Inaugural foi mediada pela coordenadora do Curso Fátima Hammarstron e pela docente Aline Antunes Gomes. Ambas apresentaram aos alunos do 1º e 2º semestres os projetos de pesquisa e extensão voltados ao Direito, os núcleos do Curso e falaram sobre a trajetória acadêmica até a formatura. Em um bate-papo descontraído, as alunas do 9º semestre Bruna da Veiga, Letícia Waldow, Mariana Oliveira e a egressa Gabriele Roesler compartilharam vivências do percurso acadêmico e deram diversas dicas aos novatos.

Biomedicina e Farmácia realizam Aula Inaugural Integrada

No dia 5 de abril foi realizada a Aula Inaugural Integrada dos cursos de Biomedicina e Farmácia, pela plataforma Google Meet. O evento foi mediado pelas coordenadoras do curso de Biomedicina, Mariana Migliorini Parisi, e do curso de Farmácia, Josiane Woutheres Bortolotto. A Pró-reitora de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão Janaina Coser também participou da aula.

Durante a atividade oficial de acolhida foi abordada a temática Práticas integrativas e complementares (homeopatia, acupuntura e o reiki). A palestra foi ministrada pela professora do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias Vanessa Librelotto Delepiane Naumann.

A docente abordou as práticas de terapias alternativas aqui no Brasil e como já estão inseridas nos atendimentos do Sistema Único de Saúde – SUS. “O nosso sistema de saúde já reconhece e disponibiliza atendimentos dessas práticas, que contribuem para saúde física, mental, emocional e espiritual do paciente”. Ela comentou, ainda, que a terminologia PICs é adotada no Brasil como forma de padronizar o papel destas práticas a nível de saúde pública.