Articulação de recursos

Reitoria recebe visita parlamentar

A reitoria da Universidade de Cruz Alta, representada pelo reitor Fábio Dal-Soto e pelo pró-reitor de Administração José Ricardo Libardoni dos Santos, recebeu na última sexta-feira (09) a visita do deputado federal Pedro Westphalen. O parlamentar esteve na Universidade, acompanhado do coordenador regional da Secretaria da Agricultura e Pecuária Silvio Albrecht e da assessora parlamentar Karla Winck Dockhorn. Também participou do encontro o empresário Álvaro Zenkner Fogliatto, da Zenkner Blocos de Concreto.

Durante a reunião, a reitoria apresentou três projetos ao parlamentar: Incubadora Tecnológica – Conecta, Equoterapia e Zenkner/Fundimisa, com o objetivo de viabilizar recursos financeiros junto à esfera federal para subsidiar as propostas, que visam beneficiar a comunidade local e regional. “Estamos reforçando nossas propostas junto ao deputado federal, Dr. Pedro Westphalen, o qual sempre tem sido solícito às demandas da Universidade. Os dois primeiros projetos já estão em andamento e queremos ampliá-los. O terceiro projeto é uma nova demanda que emerge por meio da interação universidade-empresa”, salienta o reitor.

Conheça mais sobre os projetos:

• Incubadora Tecnológica:  o propósito da Incubadora e Aceleradora de Empresas e Negócios da Universidade de Cruz Alta – Conecta é proporcionar que os trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa e extensão, assim como o conhecimento compartilhado entre aluno e professor em sala de aula, possam ter condições de se transformar em ações inovadoras por meio de novos negócios. A proposta da Conecta é oferecer toda estrutura para atender soluções ao desenvolvimento da região.
  • Equoterapia: o Centro de Equoterapia Unicruz (CEU) iniciou suas atividades em 2011. É um projeto de extensão e também faz parte dos estágios obrigatórios do curso de Fisioterapia. Atende pacientes praticantes adultos e infantis, portadores de necessidades físicas e educativas especiais, como paralisia cerebral, síndromes, transtornos de comportamentos, déficits de atenção, doenças neuromusculares, alterações de comportamento, entre outras. Os pacientes são oriundos de Cruz Alta e região, encaminhados por médicos, clínicas de fisioterapia, escolas de educação regular e especial. Os atendimentos são gratuitos e realizados duas vezes por semana.
  • Zenkner/Fundimisa: a proposta visa reaproveitar os resíduos sólidos da indústria de fundição, cujo descarte, mesmo em acordo com a legislação ambiental atual, onera a indústria e impacta o meio ambiente. Desse modo, alternativas como a inclusão dessa areia como agregado miúdo no processo de fabricação de blocos de concreto podem ser alternativas viáveis para a reutilização desse material, evitando o descarte na natureza.