Conhecimento compartilhado

Conhecimento compartilhado

Jornada das aulas inaugurais segue em ritmo intenso

As tradicionais aulas inaugurais de início de semestre seguem ocorrendo pelos mecanismos digitais. O formato on-line facilita a participação e interação com profissionais em diferentes esferas do mercado de trabalho em outras localizações geográficas.

Deste modo, o Curso de Estética e Cosmética da Unicruz promoveu a sua aula inaugural em 22 de março. A palestra intitulada “Ozonioterapia: saúde e estética andam juntas!” foi ministrada pela fisioterapeuta dermatofuncional, Niane Vicente. Através da conexão digital pela plataforma do Google Meet, alunas, professoras e profissionais da área estética acompanharam exemplos práticos dos resultados obtidos por meio da ozonioterapia.

 

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unicruz promoveram a aula inaugural do semestre no último dia 15 de março. Os dois cursos se uniram para abordar a temática do saneamento, como alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O evento on-line, transmitido pelo Youtube, trouxe reflexões sobre os desafios do setor para os profissionais da arquitetura e da engenharia, com a palestra do engenheiro civil da Corsan, Giuliano Daronco. Pesquisador em recursos hídricos e saneamento ambiental, Giuliano apresentou os quatro serviços básicos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos e manejo de drenagem urbana. Sobretudo, enfatizou que o termo sanear vai além da infraestrutura urbana.

 

Curso de Enfermagem

O Curso de Enfermagem da Unicruz realizou a aula inaugural do semestre no dia 12 de março. A atividade foi realizada de forma on-line, pela plataforma Google Meet.  Os professores do curso deram as boas-vindas aos acadêmicos e se apresentaram aos calouros. Com olhar no contexto atual, a atividade contou com a presença da psicóloga da Instituição, Elaine Bitelbron, que abordou o tema: “Resiliência familiar e acadêmica em tempos de pandemia”. Elaine relatou que, além da fadiga física, a pandemia tem acarretado em um cansaço mental nas pessoas.

 

Aula integrada

Na noite de sexta-feira, dia 19 de março, o Mestrado profissional em Desenvolvimento Rural, juntamente com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unicruz, realizaram a aula inaugural do semestre. O evento conjunto, realizado de forma on-line, teve transmissão aberta pelo canal do Unicruz Play no Youtube.

Para palestrar, o primeiro convidado foi o mestre em Desenvolvimento Rural pela Unicruz e gerente comercial da indústria de ração da Cotripal, Rodrigo Chaves, que falou sobre o tema: “As bases para um crescimento sólido na pecuária leiteira”. Ele destacou as principais etapas que o produtor precisa alcançar para seguir produzindo leite no cenário atual.

Com título “Transformação digital e comunicação: desafios e oportunidades ao agronegócio global”, a segunda palestra da noite foi ministrada pela jornalista Joana Colussi. Ela abordou as tecnologias digitais e a relação dessas ferramentas para o aumento da produtividade no campo. Joana é Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”, Mestre em Agronegócios e é colaboradora da Revista Globo Rural.

Para encerrar a série de palestras, o Engenheiro Agrônomo Geomar Corassa abordou o tema: “Inovação e Tecnologia na Agricultura: Presente e Tendências Futuras”. Geomar atua como gerente de pesquisa e tecnologia do grupo CCGL e defendeu que todo o conhecimento gerado precisa chegar até os produtores rurais.

 O evento completo está disponível no canal do Unicruz Play no Youtube.

Quer receber as notícias no seu email, acesse aqui