Contrato renovado

Prefeitura renova contrato de parceria com a Universidade de Cruz Alta para a Coleta Seletiva Solidária

Prefeitura de Cruz Alta reafirmou a parceria com a Universidade de Cruz Alta para desenvolvimento do Projeto de Coleta Seletiva Solidária. O recolhimento de resíduos sólidos recicláveis contempla 44 bairros e uma população de mais de 36 mil pessoas.

“A coleta seletiva proporciona geração de emprego e renda, permitindo a inclusão social, resultando no empoderamento e na autonomia dessas associações. Além de que ainda se possibilita o trabalho associativo entre esses grupos”, comentou o coordenador de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Guterrez.

Todo material recolhido é destinado para quatro associações de catadores que fazem parte do convênio entre Prefeitura Municipal e Universidade de Cruz Alta.

“A Unicruz presta assessoramento para quatro associações de catadores, onde nós encaminhamos não somente o associado como também o grupo familiar para a rede socioassistencial do município. Também encaminhamos situações relacionadas a comercialização de produtos, auxílio na resolução de conflitos dentro do ambiente das associações, bem como capacitações para os grupos envolvendo assuntos como meio ambiente e a comunicação com a população envolvida no processo da coleta seletiva”, explicou a coordenadora do Projeto Profissão Catador, Keila Ropke.

Resíduos como: papel, plástico e metal são recolhidos uma vez na semana conforme cronograma divulgado pela prefeitura. Em tempo de pandemia, além dos cuidados com a proteção individual dos trabalhadores a ideia é sensibilizar a comunidade para fazer a destinação correta e consciente do lixo reciclável.

Mensalmente as associações recolhem através da coleta seletiva cerca de 35 toneladas de vários materiais, economizando recursos e diminuindo a poluição ambiental.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta