Seminário Interinstitucional

O evento contou com mais de 700 participantes

Momento de readaptação e transformação frente ao contexto atual de pandemia. O XXV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicruz, neste ano, foi promovido no formato online e propôs uma reflexão aos pesquisadores, acadêmicos e comunidade sobre os “Desafios da Ciência em tempos de pandemia”. Nessa edição, o Seminário contou com mais de 700 participantes inscritos, com cerca de 600 trabalhos de pesquisa e extensão, de 25 instituições de diversos estados do Brasil.

Na tarde do dia 24, foi realizada a primeira atividade do seminário, onde os professores da instituição participaram do Fórum da Pedagogia Universitária, com a temática “Curricularização da Extensão”. O painelista Gilberto Gonçalves Garcia, Reitor da Universidade São Francisco, abordou a concepção da extensão nas políticas das Instituições de Ensino Superior. Nessa perspectiva, ressaltou que a extensão não é algo a mais na instituição, ou algo para preencher carga horária, mas uma prática de ensino, que há muito tempo é utilizada nas Universidades, mas não de forma oficializada e regulamentada.

À noite, nas redes sociais da Universidade, por meio de vídeo, a Pró-Reitora de Pós-graduação, pesquisa e extensão Janaina Coser formalizou a abertura oficial do Seminário.

No dia 25, o Núcleo do Projeto Rondon da Unicruz promoveu o 6º Encontro de Rondonistas. A professora rondonista Claudia Bica, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, compartilhou com os participantes as atividades do Núcleo Rondon da UFCSPA, que foram desenvolvidas diante das dificuldades enfrentadas nos tempos de pandemia. O principal exemplo foi a iniciativa do Minuto Corona, projeto de criação de vídeos com objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre a Covid-19, repassando o conhecimento que é produzido na acadêmica para a comunidade.

Na terceira noite de programação do Seminário (26), aconteceram painéis temáticos dos programas de Pós-Graduação. Com transmissão ao vivo, o Painel 1 contou com o Extensionista Rural da Emater-PR e consultor da FAO/UNO Valter Bianchini apresentou “Os múltiplos objetivos do desenvolvimento sustentável”, chamados de 17 ODS.

Na sequência, a professora Vaima Motta e a egressa Aline Arnemann da UFSM abordaram  a temática “A pesquisa na Pós-Graduação e o compromisso social: um recorte pela linguagem”. Centenas de pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores e comunidade em geral acompanharam as discussões. O vídeo do painel está acessível no canal da Unicruz Play.

No Painel Temático 2, realizado pelo google meet, os Mestrandos do PPG em Atenção Integral à Saúde UNICRUZ/UNIJUÍ participaram de uma Mesa-redonda abordando as temáticas voltadas às linhas de pesquisa do mestrado. Do peixe-zebra às plantas medicinais, o momento oportunizou aos mestrandos apresentar os estudos realizados no programa de pós-graduação. O painel apresentou as seguintes pesquisas:

– Peixe Zebra como modelo experimental para estudo das funções cognitivas, dos mestrandos Vinícius da Silva e Bruna Morgan;

– Câncer de Próstata, da mestranda Letícia Fontoura;

– Insuficiência renal crônica, da mestranda Fernanda Basílio Uggeri (UCHERI);

– Plantas medicinais e Fotoprotetores, da mestranda Mauren Godoy.

Na tarde do dia 27, completando a programação do XXV Seminário Interinstitucional de Ensino pesquisa e Extensão, foi promovido o Encontro dos Grupos de Pesquisa, com a Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde Unicruz/Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann. Na ocasião, a docente abordou o Índice H, fator que avalia o desempenho de um pesquisador com base no número de publicações, produção científica e citações. A palestra completa está disponível no canal da Unicruz Play no youtube.

Na sexta-feira foi realizada a Solenidade de Destaque de Sessão, na qual foram premiados os trabalhos destaques das 47 sessões e o vencedor da V Mostra Fotográfica. A cerimônia, nos anos anteriores, era celebrada no Salão Nobre, mas, dessa vez, o encontro foi nas redes sociais da Unicruz, em uma live descontraída e com muita interação. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Janaina Coser fez um agradecimento a todos que contribuíram na organização do evento e parabenizou os vencedores.

Clique aqui e confira a cobertura do evento no Unicruz Play.