Estratégias para a inovação

Unicruz na Agenda do Inova RS

O Inova RS é um programa do governo estadual que tem o objetivo de inserir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, com foco em parcerias estratégicas entre os setores empresarial, acadêmico e governamental, a fim de articular a sociedade civil organizada para o fortalecimento do ecossistema de inovação.

A Universidade de Cruz Alta, instituição comprometida com o desenvolvimento regional, está na agenda do Inova – Região Central. No dia 16 de outubro, o reitor Fábio Dal-Soto e o professor Juliano Alves, Coordenador da Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia – Start, representaram a Unicruz como membros formadores da Mesa do Inova, na reunião de apresentação do Programa.

Sobre a importância da participação da instituição, o professor Fábio salienta que “o Inova RS é um programa de suma relevância para o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação no Estado, reunindo os diferentes atores da sociedade de forma articulada. Precisamos alinhar os esforços e somar as potencialidades de cada ator para o fortalecimento das nossas regiões. A Unicruz mostra, de forma recorrente, que está engajada no desenvolvimento regional como uma verdadeira universidade comunitária”.

Dando sequência às agendas, os representantes do Inova RS, Região Central, George Canfield – Gestor Executivo, Norberto Arend – Gestor de Operações e Cristiano Zanin – Gestor Científico visitaram o gabinete de Reitoria na última quinta (26) e foram recepcionados pelo Reitor e pelo professor Juliano Alves.

Ainda, na sexta (27) o reitor Fábio e o professor Juliano participaram da II Reunião da Mesa do Inova RS Região Central, evento que teve como pauta a priorização dos projetos estratégicos e a construção e validação do plano de ações.

“Todos os projetos do Inova RS apresentados à Unicruz reforçam o trabalho que estamos desenvolvendo na graduação e pós-graduação, bem como o comprometimento que temos com a nossa região na formação e promoção do conhecimento e da inovação”, ressalta o Professor Juliano.