Novas alternativas

O Vestibular de Verão da Unicruz aconteceu de forma online

O atual cenário pandêmico, vivenciado pelo mundo todo, alterou o formato de realização de seminários, convenções, reuniões, dentre outros eventos. Já no início da pandemia, muitas pessoas imaginavam como seria a educação sem a presencialidade. A saída foi a reinvenção e a adaptação para o digital e, dentro desse contexto, a Universidade de Cruz Ala se reorganizou rapidamente para ofertar as aulas e os eventos no formato remoto.

Essa nova realidade também mudou uma das formas de ingresso na Unicruz, que passou a realizar o Vestibular de forma online. A primeira experiência foi com o Vestibular de inverno, que aconteceu no mês de junho. Nesta semana, a Instituição concluiu a primeira edição do Vestibular de verão. As provas aconteceram nos dias 6,7 e 8 de dezembro. Os candidatos, mais uma vez, puderam acessar a prova de forma online. O tempo disponibilizado para a redação foi de três horas. Essa readequação garantiu o distanciamento e a preservação da saúde dos vestibulandos.

Para realizar todo esse processo, a Instituição desenvolveu ações conjuntas com as equipes do Centro Tecnológico da Informação (Ctec), de Relações Públicas e da Secretaria Acadêmica da Universidade. “Os profissionais da área de TI viabilizaram todo o processo para que a avaliação fosse feita a distância, de forma totalmente virtual”, conforme comenta Suzana Freitas, coordenadora do Ctec. O candidato recebeu via e-mail, com antecedência, as informações e orientações de acesso, que os direcionaram para a plataforma das provas de vestibular.

Durante os três dias de provas, todos os setores envolvidos ofereceram suporte online e em tempo integral aos candidatos, prestando serviços técnicos e sanando dúvidas.

De acordo com o levantamento de dados feito pela equipe de Relações Públicas da Instituição, centenas de candidatos de Cruz Alta e de mais 22 municípios do Rio Grande do Sul fizeram o processo seletivo na Unicruz. Houve também registros de participação de vestibulandos dos Estados de Santa Catarina e Paraná. De acordo com a relações públicas da Universidade, Denise Roth, “a expressividade de números e cidades participantes no processo demostra a idoneidade e qualificação do vestibular da Unicruz”.

Segundo o pró-reitor de Graduação da Universidade, Regis Deuschle “a preparação para o vestibular, mesmo neste ano atípico, foi muito tranquila.  Temos uma boa experiência utilizando plataformas”.

De acordo com o Reitor, professor Fábio Dal-Soto, há uma expectativa positiva em relação ao ingresso de novos alunos na Instituição, em 2021. “Apesar do contexto atípico, os números do vestibular têm nos surpreendido, o que sinaliza uma perspectiva favorável. Além disso, as outras formas de ingresso representam uma entrada significativa de alunos, reforçando nossas expectativas.”

O listão com os aprovados será divulgado no dia 11 dezembro, nos canais oficiais da Universidade.