Projeto Unicruz Unati –Online

Universidade Aberta à Terceira Idade

O Unati- Universidade Aberta à Terceira Idade é um projeto desenvolvido de forma interdisciplinar, promovendo a integração de professores, bolsistas e demais alunos da graduação, servidores municipais e idosos da comunidade. A metodologia de ação consiste em oficinas que envolvem os temas de saúde e qualidade de vida, educação, cultura e artes, cidadania e direitos. Segundo as coordenadoras do projeto professoras Solange Beatriz Billig Garces e Cristina Thum “todas essas modalidades, desde o ano de 2008, quando foi constituído o UNATI na Unicruz, foram ofertadas de forma presencial, inicialmente com atividades somente na Universidade (Centro e Campus) e, com o passar dos anos, foram promovidas em diferentes lugares: na ILPI – Instituição de Longa Permanência (Asilo Santo Antônio), no CCI – Centro de Convivência do Idoso, na sede do Lyons Clube, nas Estratégias de Saúde da Família(ESFs) e para idosos residentes na zona rural de Benjamin Nott, atendidos na ESF da Vila Abegay. Excepcionalmente, nesse período atípico de pandemia, estamos proporcionando essa possibilidade de disponibilizar diferentes atividades para as populações idosas (a partir dos 60 anos) e pessoas em processo de envelhecimento (50 anos ou mais) de forma online”.

O objetivo é promover a inclusão dos idosos, em diferentes espaços, como cidadãos participantes de processos políticos, sociais e econômicos, permitindo a valorização de suas experiências de vida e oportunizando relações intergeracionais que repercutam positivamente na saúde e na qualidade de vida dos idosos.

O projeto acontece de forma online, nas terças, às 14h30min, com oficinas de inclusão digital; nas quintas-feiras às 14h30min, com oficinas de atividades físicas e, nas quartas-feiras, às 14h30min, com oficinas de artes. Também são disponibilizados vídeos e demais atividades como palavras-cruzadas e dicas de saúde, na página da Unicruz, no endereço:  https://unati8.webnode.com

O Unati – Online é coordenado pelas professoras Solange Beatriz Billig Garces e Cristina Thum. Também, participam das atividades os docentes Patrícia Mariotto Mozzaquatro, Maria Aparecida Santana Camargo, Dinara Hansen e Rodrigo de Rosso Krug. Além disso, as ações contam com as bolsistas Raquel Alles de Moura e Nicole Neves Corrêa e, ainda, com alunos voluntários, os quais são bolsistas de outros projetos, que fazem parte do Unati: Maria Barnaski; Guilherme Rambo; Lucas Campos; Rafael Pereira da Luz; Simone Pilger; Petersen Fava; Natalia Brombilla de Oliveira e Keroli Fernanda Rofrigues Lima.

Clique aqui e saiba mais

Mais informações: inclusaodigital2020@gmail.com