Ciência e desenvolvimento

Inscrições abertas para o processo seletivo do Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social

A Universidade de Cruz Alta completou 32 anos em outubro, tempo de atuação marcado por inúmeras conquistas para o desenvolvimento regional. Dentre as mais importantes está o reconhecimento do Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social do PPGPSDS – Programa Acadêmico Interdisciplinar com Mestrado e Doutorado, da Universidade de Cruz Alta.

O Programa em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, atualmente nota 4, é credenciado pela CAPES, desde 2013, para oferta de Mestrado Acadêmico, sendo a primeira turma de 2014. Em 2020, a CAPES recomendou o Doutorado Acadêmico, cuja portaria de reconhecimento pelo Ministro da Educação foi divulgada no dia 23 de novembro de 2020.

A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz Janaina Coser comemora a condução da Universidade de Cruz Alta para esse novo momento, que se materializa numa grande conquista para o desenvolvimento da pesquisa na nossa região: “uma das políticas institucionais é a verticalização do conhecimento. Com essa conquista, a Unicruz passa a oferecer todos os níveis de ensino, demonstrando o seu compromisso na formação de profissionais que contribuem para a solução de problemas e transformações produtivas na sociedade. É importante destacar, que a sólida proposta do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, e o sucesso da sua trajetória, propiciaram a aprovação do doutorado, ratificando assim, a relevância do Programa no contexto local e regional”.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

Período: 11 de dezembro a 17 de fevereiro

Investimento:  R$ 82,00

Documentação:

– comprovante de inscrição: disponível para inscrições on-line, no Portal de Inscrições do PPG/UNICRUZ: https://home.unicruz.edu.br/portal-de-inscricoes

– currículo lattes documentado (com cópia dos comprovantes);

– projeto de pesquisa com, no máximo, oito páginas (sem capa);

– diploma de graduação (cópia autenticada);

– histórico escolar de graduação;

– diploma do Mestrado (cópia autenticada);

– histórico Escolar do Curso de Mestrado;

– carteira de Identidade (cópia);

– cadastro de pessoa física – CPF (cópia);

– comprovante de proficiência em uma língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), realizada nos últimos 05 (cinco) anos. É condição para a Qualificação da tese de Doutorado a apresentação do comprovante de proficiência em uma segunda língua estrangeira.

Os estrangeiros deverão apresentar comprovante de proficiência em língua portuguesa, exceto quando esta língua for oficial no país de origem, ou quando o aluno é proveniente de país cujo idioma oficial é espanhol.

Será aceita a inscrição de candidato ao Doutorado que estiver com data de defesa de dissertação de Mestrado marcada, desde que apresente o Histórico Escolar dos semestres concluídos, matrícula do último semestre que está cursando Mestrado e documentação comprovando a data marcada para a defesa de dissertação, devendo apresentar o diploma no ato da matrícula.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito via boleto bancário, o qual será emitido após a inscrição ser efetuada e confirmada no endereço eletrônico https://home.unicruz.edu.br/portal-de-inscricoes/

A documentação deverá ser enviada, exclusivamente, pelo correio (SEDEX), dentro do prazo fixado no edital, para o endereço:

Secretaria de Pós-Graduação – Prédio 07

Campus Universitário Dr. Ulysses Guimarães

Rodovia Municipal Jacob Della Méa, Km 5.6 –

Distrito Parada Benito Cruz Alta, RS. /  CEP 98.020-290

Clique aqui para ter acesso ao edital completo.

Mais informações: 55 3321 1656