FAQ do retorno

Tudo o que você precisa saber sobre a retomada gradativa das atividades presenciais da Unicruz.

A Universidade de Cruz Alta está apta a retomar algumas atividades presenciais. O parecer favorável emitido no dia 23 de junho pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Municipal (COE E-Municipal) de Cruz Alta autoriza a volta de atividades de cunho prático na Instituição. A fim de esclarecer à comunidade acadêmica quais encontros retornam, bem como os protocolos de segurança adotados, a Unicruz preparou um FAQ (sigla para a expressão Frequently Asked Questions, ou perguntas mais frequentes):

O que está efetivamente retornando à presencialidade?

Apenas aulas práticas e estágios curriculares para encerramento do semestre. A Gestão Institucional estima que o retorno deve envolver, no Campus, menos de 30% dos estudantes de Graduação, em datas e em espaços distintos. Ainda assim, com público limitado, as medidas sanitárias detalhadas nos itens garantem a segurança individual e reduzem consideravelmente os riscos de contágio da doença.

Como o Campus Universitário foi preparado para a retomada?

A Unicruz cumpriu uma série de adequações para estar em consonância com orientações de órgãos de saúde frente à pandemia de Covid-19, bem como com dispositivos dos decretos municipal e estadual vigentes. Entre eles, estão a barreira sanitária na entrada do Campus Universitário com medição da temperatura corporal de todas as pessoas, bloqueio das áreas comuns de lazer, postos de higienização das mãos, fluxo único de trânsito de pessoas dentro dos prédios e placas que sinalizam os protocolos a serem seguidos durante o período de permanência na Instituição. O uso de máscara e o respeito ao distanciamento social seguro (de pelo menos 1,5 metro) é obrigatório.

Em qual horário as atividades ocorrerão?

Coordenadores e professores encaminharão e discutirão diretamente com os graduandos o cronograma dos encontros. Nenhuma atividade poderá ser realizada após às 20h30min, respeitando o Decreto Municipal nº 215/20 de Cruz Alta, que estabelece o toque de recolher até o dia 05 de julho.

Sou de outra cidade. E agora?

Lideranças da Unicruz estão em contato com empresas de transporte coletivo, tanto a responsável pela condução pública quanto as fretadas, para reforçar que as mesmas cumpram os protocolos essenciais, como o distanciamento mínimo entre passageiros e a higienização constante dos veículos. Contudo, é importante que os estudantes que contam com transporte coletivo particular também estejam alinhados com a empresa contratada.

Ainda tenho dúvidas ou estou impossibilitado de voltar. O que posso fazer?

Converse com professores ou com a coordenação do seu curso para esclarecer eventuais questões ou para entender melhor como será a nova rotina no Campus. Também é possível recorrer ao Unicruz Responde, situado à esquerda da página www.unicruz.edu.br. Casos pontuais estão sendo avaliados de maneira individual. Se mesmo assim você não se sentir à vontade para retornar, a Universidade disponibilizará um Termo de Justificativa que poderá ser preenchido pelo estudante para que a Instituição considere soluções futuras.