Álcool em gel em produção

Álcool em gel em produção

Curso de Farmácia da Unicruz fabrica produto para auxiliar profissionais da saúde pública.

Em meio ao aumento do número de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Sul e à escassez de álcool em gel no mercado, a Universidade de Cruz Alta começou a produzir o material para disponibilizá-lo a profissionais da área da saúde.

A demanda foi solicitada pela Secretaria de Saúde de Cruz Alta, que tem encontrado dificuldades para aquisição do álcool em gel pronto. O Poder Executivo cruz-altense repassou à Unicruz 415 litros de álcool etílico com 96% de concentração, enquanto o curso de Farmácia complementará o restante dos elementos necessários para a fabricação.

“A Universidade entrou com a doação dos demais insumos, como Carbopol [polímero acrílico] para manufaturarmos o álcool em gel. Estimamos produzir cerca de 160 quilos do produto”, explica a professora Josiane Woutheres Bortolotto. Durante o processo, ela conta com o apoio de um pequeno grupo de docentes e profissionais no Laboratório de Farmacotécnica do Campus Universitário.

A equipe reduzida se dá por conta das orientações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). Eles também converterão uma quantidade de álcool etílico de 96% para 70% de concentração, o que o torna adequado para desinfecção de superfícies.

Os materiais fabricados serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde para que possam ser utilizados por quem está atuando no atendimento de pacientes com Covid-19.

Assista à reportagem da Unicruz TV