Suspensão mantida

Em comunicado e carta aberta, reitor prorroga suspensão das atividades presenciais da Unicruz para até 06/4.

Seguindo as orientações dos órgãos governamentais e da ciência, a Universidade de Cruz Alta prorrogou o período de suspensão das atividades presenciais para até 06 de abril. A nova medida foi anunciada pelo reitor Fábio Dal-Soto através de um comunicado (acesse aqui a íntegra) e de uma carta aberta (leia abaixo). Nos documentos, o gestor justifica que a decisão ratifica o “compromisso [da Unicruz] com a preservação da saúde da nossa comunidade”.

Durante este período, o expediente de alguns setores será mantido em home office e as aulas, de maneira remota em plataformas digitais.

Carta aberta à comunidade acadêmica da Unicruz e à sociedade

É notória a preocupação de todos com os efeitos da Covid-19, especialmente no que tange à saúde e à economia. Nos últimos dias, tivemos que mudar nossos comportamentos, nossas rotinas e adotar medidas de prevenção, a fim de evitar a rápida propagação do vírus em questão. Na Unicruz não foi diferente. Adotamos inúmeras medidas no sentido de preservar a saúde de toda nossa comunidade acadêmica e de assegurar a continuidade às atividades de ensino, pesquisa, extensão e também àquelas administrativas, mesmo que remotamente.

Estamos fazendo um enorme esforço para que os efeitos da Covid-19 sejam minimizados sobre nossas atividades. Para isso, mantemos contato diuturnamente com nossos alunos, professores e técnico-administrativos. Nossos professores estão municiados com diversas ferramentas tecnológicas para o uso durante este período e estão orientados a manter o máximo de conexão virtual possível com os alunos, evitando o contato físico. Da mesma forma, é necessário que os alunos mantenham-se conectados, acompanhando as atividades propostas nos diferentes cursos e pelos seus diversos professores.

À sociedade do nosso entorno, a Unicruz permanece à disposição, de forma colaborativa, dos órgãos governamentais, especialmente aqueles do município, entidades hospitalares, empresas, população em geral, enfim, de todos aqueles que estão ao nosso alcance. Em especial, disponibilizamos nossa infraestrutura e nossos profissionais, professores e técnico-administrativos, para apoio às necessidades latentes, como, por exemplo, a produção de álcool em gel pelo Laboratório de Farmacotécnica do Curso de Farmácia e de máscaras de proteção facial pelo Escritório Escola dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

De fato, esta situação não foi largamente planejada e o momento tem sido de muito aprendizado! Tivemos que rapidamente reorganizar nossas atividades em prol da saúde e do bem-estar de todos. Estamos orgulhosos dos esforços de nossos professores, técnico-administrativos e alunos, da capacidade de compreensão da situação singular que vivemos e do voluntariado de vários membros de nossa comunidade acadêmica, engajados na preocupação com nosso bem maior, a vida!

Por fim, tenho a certeza de que iremos superar as dificuldades correntes. Precisamos atentar para o conhecimento científico disponível sobre a Covid-19, manter a calma e a serenidade e, ao mesmo tempo, lançar mão da coragem para a tomada de decisão acertada no momento adequado. Permanecemos em contato virtual por mais alguns dias.

Prof. Dr. Fábio Dal-Soto
Reitor da Unicruz