Em prol das comunitárias

Comung promove café da manhã com parlamentares gaúchos em Brasília.

Foi realizado no último dia 14 de agosto, em Brasília, uma reunião do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung. A atividade reuniu deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Brasília, e, teve como iniciativa um novo movimento que o Consórcio faz em prol do reconhecimento e valorização da educação superior comunitária no estado gaúcho.

O café da manhã contou com a presença de treze das quinze instituições comunitárias associadas ao Comung. O Pró-Reitor de Administração da Unicruz, Carlos Eduardo Tavares, participou do encontro que aconteceu na capital federal.

De acordo com a presidente do Consórcio das Comunitárias, Reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a reunião foi uma oportunidade para estreitar o diálogo com os atuais senadores e deputados federais do Estado do Rio Grande do Sul. Carmen Lúcia, também ressaltou as mudanças econômicas ocorridas no cenário brasileiro há pelo menos dois anos e que têm reflexos diretos na educação superior.

No encontro também foram discutidas questões sobre o Projeto de Lei nº 3509/2019 enviado à sanção presidencial e que altera as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir as universidades comunitárias entre as entidades que podem fazer indicações no processo de consulta para a escolha dos membros da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). Outro tema apresentado diz respeito à Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Segundo Carmem, as instituições têm enfrentado dificuldades para obter ou renovar a Certificação. Sem o documento, perdem o direito à isenção de tributos relacionados à cota patronal. “Temos enfrentado grandes problemas com o certificado Cebas na maioria das vezes por motivos burocráticos. Gostaríamos de poder acessar o certificado com maior agilidade e que continuemos com a certificação da filantropia e imunidade porque a contrapartida significa um contingente de jovens de baixa renda na universidade”, disse a Reitora.