Trigo em pauta

Trigo em pauta

Câmara Setorial do Trigo debate, em reunião na Unicruz, tópicos da cadeia produtiva do cereal.

:

O Salão Nobre da Unicruz recebeu na manhã de hoje (27) uma reunião da Câmara Setorial do Trigo com presença de lideranças locais, estaduais e nacionais. Entre as entidades representadas estavam o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) – executora da Câmara Setorial, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) e a Emater/RS. A atividade faz parte da programação da 1ª Fenatrigo Tec.

O cenário para exportação do cereal, experiências dos presentes em eventos técnicos internacionais e recomendações para o manejo da lavoura foram algumas das pautas debatidas durante o encontro. Também foi apresentada a nova cartilha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre microtoxinas – substâncias nocivas produzidas por fungos – no trigo.

“Aproveito o momento para reforçar a importância de continuarmos a articulação entre as entidades, divulgando as boas práticas, porque de fato estaremos monitorando e fiscalizando o uso de produtos não permitidos para dessecação pré-colheita”, contribuiu o auditor fiscal do Mapa, Vinicius Pasquotto.

Ainda houve uma apresentação técnica da pesquisadora da Embrapa Trigo, Eliana Maria Guarienti, que detalhou a qualidade do trigo nas últimas três safras gaúchas.

A Unicruz é uma das realizadoras da 1ª Fenatrigo Tec, que acontece até sexta-feira (28).