Pesquisando no Equador

Pesquisando no Equador

Docente da Unicruz cumpre parte de seu doutoramento estudando na Amazônia Equatoriana.

:

A professora da Unicruz e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Janete Schubert está associada, como pesquisadora convidada, à Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), sediada em Quito, Equador. Sua instância está sob a responsabilidade do professor Santiago Ortiz, coordenador de departamento de Sociologia e Gênero.

A Flacso é um organismo internacional que surgiu em 1956 na Conferência Geral da Unesco, com intenção original de apoiar os países da América Latina na criação de entidades de Ciências Sociais que propiciassem um espaço de reflexão, inexistente até então. Em 1957, se celebrou o Acordo Rio de Janeiro para a criação da Flacso, convocado inicialmente pelos governos de Chile e Brasil, o qual foi aderido por um total de 18 países da América Latina e Caribe. A Faculdade realiza diversas atividades acadêmicas: docência, investigação, difusão, extensão acadêmica e cooperação técnica.

O sistema internacional conta com 15 unidades acadêmicas nos países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Republica Dominicana e Uruguai.

A socióloga Janete Schubert permanecerá 30 dias em Quito, também 20 dias na Amazônia Equatoriana, contexto de sua pesquisa de doutorado. A professora Rosane Felix, assessora de Assuntos Internacionais da Unicruz, está realizando as tratativas para celebrar o convênio entre a as duas IES, o que possibilitará o intercâmbio de docentes e acadêmicos.

Foto: reprodução/Facebook