Profissão das profissões

Curso de Pedagogia promove roda de conversa sobre formação de professores.

Com a temática formação de professores: desafios e perspectivas, o curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta promoveu uma roda de conversa na noite de segunda-feira (13). A atividade teve participação de graduandos em Pedagogia e Educação Física, professores e lideranças convidadas, entre elas a coordenadora do curso, professora Maria Lourdes Backes Hartmann, a pró-reitora de Graduação, professora Solange Billig Garces, a Secretária Municipal de Educação e docente da Unicruz, Elizabeth Dorneles, e a coordenadora institucional do Parfor, Luciana Castro.

Foi com Miniauditório do CCHS lotado que o diálogo envolveu os presentes. Considerações e análise da situação da formação e exercício da profissão docente mobilizou e promoveu profunda reflexão, especialmente sobre o compromisso da Universidade na formação de professores para educação básica, o papel do município enquanto sujeito público de desenvolvimento da educação, a situação das políticas públicas para formação de professores e o contexto da educação infantil e atuação dos profissionais, entre outros temas como a valorização da profissão docente.

A equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Cruz Alta também esteve no evento e, juntamente com a secretária Elizabeth, instigaram os presentes sobre conceitos e práticas educativas na educação infantil. “Foi uma noite de muita conversa, de momento ímpar na riqueza de troca e compartilhamento e de reconhecimento das muitas possibilidades que a formação e a profissão docente oferecem”, exaltou a professora Maria Lourdes após a roda de conversa.