Irrigação em pauta

Após abertura oficial do 3º Dia de Campo, painelistas debatem irrigação.

A terça-feira (14) foi dia de falar sobre agronegócio na Universidade de Cruz Alta. Após promover um curso técnico que abordou agricultura de precisão, o 3º Dia de Campo da Unicruz teve sua abertura oficial em uma solenidade realizada no Campus. Com presença de autoridades institucionais e de entidades da região, a cerimônia também inaugurou os painéis noturnos do Dia de Campo, e sobre uma importante etapa da agricultura: irrigação. “O Dia de Campo inova ao agregar as atividades práticas de campo e eventos técnicos. Ganha em representatividade e em importância. É bastante gratificante ver que o evento cresce a cada edição”, destacou a reitora Patrícia Bianchi.

Já no painel, três profissionais dividiram espaço. Diego Limberger, engenheiro agrícola do Grupo Fockink, Ricardo Schons, professor do Instituto Federal Farroupilha (IFF), e Getúlio Godinho, engenheiro agrícola da Villani Topografia e Irrigação socializaram informações que interferem diretamente na produção vegetal. Sistemas, manejo e elaboração de projetos foram alguns dos tópicos esclarecidos pelos convidados. O painel teve mediação do professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unicruz, João Fernando Zamberlan, que considera o debate importante para o contexto local. “Cruz Alta é uma das áreas do Rio Grande do Sul que mais possui sistema de irrigação por aspersão. Então temos que discutir formas diferentes de aplicação de água, tornando a irrigação mais eficiente e trazendo rentabilidade para o produtor”, disse.

A programação do 3º Dia de Campo segue amanhã (15) à tarde com três cursos, e à noite com um painel sobre Gestão, Comercialização e Exportação.