OBJETIVOS

  • Ensejar o resgate da identidade cultural da região na área da arquitetura e urbanismo, com vista à compreensão das relações entre as pessoas e as criações arquitetônicas e a função destas face às necessidades sociais.
  • Instrumentalizar o aluno para o efetivo desempenho profissional, centrado na afirmação da solidariedade e no exercício da cidadania, resguardando na construção dos espaços a dimensão da arte e da tecnologia em função das necessidades humanas.
  • Dar condições para que os futuros profissionais sejam capazes de propor e realizar mudanças transformadoras comprometidas com a realidade, asseguradas por um ensino de nível universitário que mantenha o equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos, constituídos nos campos de conhecimento de Fundamentação e Profissionais.
  • Qualificar o estudante para o exercício profissional, proporcionando ao futuro arquiteto e urbanista o domínio essencial das matérias necessária à sua atuação, garantindo a habilitação única e fortalecendo seus conhecimentos especializados, sem perder a noção de conjunto dos problemas da arquitetura e do urbanismo e de suas relações com a sociedade.
  • Oportunizar aos acadêmicos um processo de ensino – aprendizado dinâmico, utilizando múltiplas formas de apropriação do conhecimento, e não se limitando à ofertas de disciplinas ministradas em sala de aula. Nesse sentido há necessidade de buscar o conhecimento nos processos construtivos, verificações laboratoriais, pesquisas bibliográficas, iconográficas e de campo, vivenciando os problemas a serem resolvidos a nível de projeto e do planejamento, e estimulando as atividades de pesquisa e extensão e a criatividade, de forma a garantir o desenvolvimento de metodologias adequadas com a transformação do conhecimento no campo da construção do edifício e da cidade.