Outubro Rosa

Pórtico do campus está iluminado com a cor da campanha

Desde o começo da semana, quem chega ao Campus da Unicruz à noite pode observar a iluminação rosa que realça o pórtico de entrada do local. A iniciativa visa chamar a atenção para o “Outubro Rosa”, mês dedicado a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O hall de entrada do Prédio Central também foi decorado com materiais informativos chamando atenção para a campanha. O outubro rosa alertar as mulheres sobre a prevenção das doenças. A campanha é realizada no país há mais de duas décadas.

Há vários anos a Unicruz por meio de ações do projeto de extensão “Liga Acadêmica de Oncologia Preventiva” organiza atividades voltadas às professoras e colaboradoras da Instituição. Vários setores e cursos de graduação se envolvem e cooperam com ações. Para isso foi montado um cronograma das atividades:

Entrega de laços

Nos setores da Instituição e convite para participação nas ações do outubro rosa, no turno da tarde;

Cinema com pipoca

Sensibilização e debate sobre o autocuidado a partir de um filme alusivo. No Salão Nobre do Campus à tarde;

Dia D — Eu me amo, eu me cuido
Atividade será no prédio dos laboratórios onde serão realizados atendimentos para:
-Exame citopatológico do colo do útero e exame clínico das mamas, com os cursos de Biomedicina e Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde;
-Limpeza de pele com o curso de Fisioterapia;

Dia D — Eu me amo, eu me cuido
Com coleta de exames de sangue no Laboratório de Análises Clínicas do Campus, com o curso de Biomedicina e a participação do Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde.

A Liga Acadêmica de Oncologia Preventiva também organizou atividades que serão desenvolvidas na comunidade de Cruz Alta, confira quais são:
Ação no Sesc Cruz Alta
Realizada com a coordenadora do curso de Biomedicina e universitárias, no turno da noite;

Atividades na Escola Totem
Com professoras do curso de Biomedicina e universitárias, no turno da manhã;

Atividade no Cine Globo no turno da tarde;

Atividade no ESF do Bairro de Fátima nos turnos da tarde e noite.

A campanha
O movimento do Outubro Rosa surgiu na década de 90, quando aconteceu a primeira corrida pela cura da doença, em Nova Iorque. Mas somente depois de 1997 as atividades ganharam força e repercussão com as ações voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença em todo o mundo. No Brasil a campanha acontece desde 2002.