Incubadora Regional

Universidade recebe recurso que viabilizará o projeto

Recentemente, a Universidade de Cruz Alta recebeu o recurso da Consulta Popular que permitirá a implantação do “Projeto de Estruturação da Incubadora Tecnológica Regional”, a qual objetiva apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo, inovação e novas atividades empresariais na região do Alto Jacuí.

O recurso recebido referente à Consulta Popular 2020/2021 é de cerca de R$ 314 mil e da Consulta Popular 2021/2022 em torno de R$ 473 mil, totalizando um montante de R$ 787 mil que serão investidos na “Conecta”, nome escolhido para a Incubadora Tecnológica Regional. A fonte de recurso orçamentário é do governo do Estado do RS, por meio da Consulta Popular. Em contrapartida, a Unicruz dará todo apoio para a estruturação e o funcionamento da Conecta, sustentado por seus professores e pelo corpo técnico-funcional.

Projeto da Incubadora Regional

O período de execução das ações tem previsão de 24 meses e o desenvolvimento delas acontecerão por módulos de trabalho que contemplam diversas áreas e atividades, tais como: adequação do ambiente físico e aquisição de equipamentos e mobiliários em geral; seleção de propostas de ideias a serem pré-incubadas e empreendimento incubado; atualização do Laboratório de Tecnologia Básica de Informática; implantação do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico; espaços para apresentação e Arena de Eventos; adequação de espaços para atendimento e reuniões; desenvolvimento de projetos de estudos e pesquisas com potencial de inovação; entre outras.

Outros recursos
A Universidade ainda tem outros dois recursos a serem recebidos oriundos da Consulta Popular 2022/2023 – cerca de R$ 1,035 milhão – e da Consulta Popular 2023/2024 – em torno de R$ 518 mil –, totalizando R$ 1,553 milhão. Esses recursos serão destinados ao projeto do Centro de Inovação, o qual consistirá na construção de um novo prédio no campus da Unicruz e será destinado à aproximação com as empresas locais e da região, a fim de potencializar o desenvolvimento de projetos e ações inovadoras.

Para o reitor da Unicruz, Dr. Fábio Dal-Soto, “esses investimentos serão fundamentais para a constituição de ambientes inovadores e que promovam o empreendedorismo para toda a nossa comunidade acadêmica, bem como para as empresas de Cruz Alta e região. A Unicruz dá um passo importante na implementação de um mecanismo institucional que fomentará o desenvolvimento de novas ideias e a incubação de novos negócios baseados no conhecimento”. O reitor também aproveita o momento para agradecer, mais uma vez, o envolvimento de todos aqueles que votaram nos projetos propostos pela Unicruz, juntamente com a Prefeitura de Cruz Alta e a ACI, nos processos participativos da Consulta Popular.