Apoio às comunitárias

Bancada gaúcha esteve reunida com reitores das universidades comunitárias

Os reitores das instituições que formam o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), em reunião bastante prestigiada nesta segunda-feira (5), receberam a garantia de apoio dos deputados federais no Congresso Nacional.

Na pauta, a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla diversas Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) no Brasil. Uma das proposições previstas na legislação, que ainda necessita de detalhamento, é a participação delas no orçamento da União para políticas públicas estudantis (bolsas de estudo), nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação.

“Investir nas nossas universidades é investir nas regiões onde elas estão inseridas, porque todo o dinheiro volta para as comunidades. Por isso, a aproximação com a bancada sela um compromisso importante para o fortalecimento da educação superior do RS”, destaca o presidente da entidade, reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn. Na conversa, os parlamentares reforçaram a importância de uma permanente relação com o Comung para estruturar projetos alinhados com as expectativas da entidade. No final, ficou acordado a elaboração de um manifesto para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro contou com a participação dos 14 reitores das ICES que compõem o Comung. Para o reitor Fábio Dal-Soto, da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), “esse movimento é fundamental para que o trabalho das ICES seja efetivamente reconhecido pela legislação vigente. As ICES do Comung estão extremamente arraigadas em suas regiões de atuação e desempenham papel primordial para o desenvolvimento do RS. Por isso, o apoio dos parlamentares gaúchos é valioso para que esse trabalho seja reconhecido e valorizado em nível nacional”.

O Coordenador da bancada gaúcha no Congresso, o deputado Dionilso Marcon (PT) colocou o colegiado à disposição do Comung e garantiu que a pauta será levada ao presidente Lula. “Valorizamos demais o movimento das universidades comunitárias e tudo que representam para as regiões onde estão. Vamos trabalhar no Congresso no total apoio aos projetos ligados ao tema”, salientou o parlamentar.

No café da manhã na Unisinos, em Porto Alegre, além de Marcon, estiveram presentes os deputados federais Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PT), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Azevedo (PSD), Márcio Biolchi (MDB), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), além de representantes dos demais parlamentares e senadores gaúchos. Também participaram os deputados estaduais Claudio Branchieri (Podemos), Miguel Rosseto (PT), Nadine Anflor (PSDB) e Sofia Cavedon (PT). O presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alejandro Guerreiro, representou a entidade na agenda. Na sequência, os reitores participaram de um almoço com o Ministro Paulo Pimenta.