Seis novas oportunidades serão ofertadas à comunidade

Com duração de até dois anos, os cursos técnicos da Unicruz são novas opções para quem deseja dar um rumo à carreira profissional, conquistando melhores cargos e salários, conforme aponta a Pesquisa “Inclusão Produtiva dos Jovens com Ensino Médio e Técnico: Experiências de quem Contrata” realizada pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Fundação Arymax.

De acordo com essa pesquisa, o diploma de nível técnico ainda é uma realidade para a minoria dos jovens com idade entre 18 a 27 anos. Esta formação permite o acesso a melhores ofertas de emprego e aumenta a inserção em setores de serviços, onde os rendimentos podem ser maiores, como por exemplo, os ligados à tecnologia, saúde e comunicação.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, 2019 – apenas 5,3% dos jovens nessa mesma faixa etária possuem qualificação técnica. Ainda em comparação com os jovens com ensino médio completo, aqueles formados no técnico têm mais chances de contratação em empregos formais.

Nesse contexto e com a intenção de contribuir com a formação dos jovens de Cruz Alta e região, a Universidade de Cruz Alta abre inscrições para cursos técnicos em áreas com alta oferta de empregos, oportunizando o acesso ao ensino presencial de qualidade, com a estrutura já oferecida nos cursos de graduação da Instituição. As aulas serão à noite, permitindo que o aluno possa trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
Confira os cursos disponíveis:

• Administração: duração em torno de 18 meses; carga horária 800h;
  • Agricultura: duração em torno de 24 meses; carga horária 1.200h;
  • Cuidados de Idosos: duração em torno de 18 meses; carga horária 984h;
  • Desenvolvimento de Sistemas: duração em torno de 24 meses; carga horária 1.208h;
  • Enfermagem: duração em torno de 24 meses; carga horária 1.204h;
  • Massoterapia: duração em torno de 24 meses; carga horária 1.200h;

Os cursos técnicos podem ser iniciados durante o ensino médio ou após a sua conclusão. De acordo com o reitor, Dr. Fábio Dal-Soto, “os cursos técnicos representam o atendimento à uma demanda apresentada pelas empresas de Cruz Alta e região, assim como pelo poder público e entidades da sociedade civil organizada. Esperamos êxito na formação das turmas desses seis cursos técnicos, com possibilidades de ampliação para novos cursos conforme demanda”.