Meio por cento já
Reitores vinculados ao Comung reforçam pedido para criação de programa de concessão de bolsas
Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download
Em vídeo, lideranças das Universitárias Comunitárias Gaúchas unem forças em nome da ampliação e da qualificação do Ensino Superior gaúcho. #meioporcentojá é o que pedem os reitores de 14 Universidades Comunitárias Gaúchas em um vídeo que foi lançado na manhã de hoje (12), no Canal do Youtube do Comung.
Os reitores destacam que o Consórcio das Universidades Comunitárias conta com IES em todas as regiões do Estado e representa uma rede de educação, ciência e tecnologia de contribuição fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Iniciativa busca utilizar percentual da verba definida na Constituição Estadual do RS para bolsas de estudo
As lideranças do Ensino Superior do Rio Grande do Sul buscam alertar o governo estadual para a necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (especificamente no art. 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual do RS) de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a Educação Superior, seja ela pública e comunitária.
Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).
A proposta se baseia em um modelo adotado no Estado de Santa Catarina, que agrega diferentes tipos de bolsas de estudo, pesquisa e extensão. Somados ao exemplo, dados indicam que 15% dos estudantes do ensino superior precisaram trancar ou cancelar matrículas durante a pandemia. No mesmo período, 57,9% dos domicílios com estudantes no ensino superior tiveram a renda diminuída pela metade ou, menos da metade.