Parece brincadeira

Estudantes de engenharias da Unicruz usam palitos e macarrão para simular estruturas de pontes.

Duas atividades lúdicas foram utilizadas como instrumento de avaliação de cursos da Universidade de Cruz Alta. Na sexta-feira (23), acadêmicos da disciplina de Mecânica Geral, ofertada pelas engenharias de Produção, Civil e Ambiental e Sanitária, construíram pontes de espaguete para mensurar a resistência à aplicação de cargas de peso. Cada maquete projetada por alunos divididos em equipes passou por testes destrutivos para avaliar qual tinha maior duração.

“O objetivo maior da competição é aproximar o aluno da realidade da engenharia na atualidade”, explicou o docente responsável pela disciplina, Leonardo Teixeira Rodrigues. Ainda segundo o professor, conceitos ensinados em outras matérias, como Cálculo, Física e Desenho, foram explorados pelos futuros engenheiros.

No sábado (24) aconteceu uma ação semelhante, mas com pontes feitas de palito de picolé. Dessa vez, servindo como avaliação para Complementos de Resistência dos Materiais e Estruturas Isostáticas, também ministrada pelo professor Leonardo para o quinto semestre de Engenharia Civil.

Foto: arquivo pessoal/Leonardo Teixeira Rodrigues