Sem olhar a quem

Sem olhar a quem

Voluntária em campos de refugiados relata suas experiências em palestra na Unicruz.

:

A solidariedade em sua forma mais plena foi assunto de uma palestra na noite de hoje (24), no Campus da Universidade de Cruz Alta. Uma voluntária da entidade Jovens Com uma Missão (Jocum) compartilhou com a comunidade acadêmica, a convite do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH) da Unicruz, suas experiências auxiliando refugiados na Grécia e na Turquia. Lucinéia Santos permaneceu quarenta dias nos dois países prestando assistência médica e social a quem vinha de nações em conflito, como a Síria.

“A guerra traz uma certa frieza até para quem está sofrendo com ela. Quando você entra nessa situação pode trazer um lado positivo, que é quebrar a barreira de cultura que existe entre os povos árabes. Com um pouco de socialização a gente consegue resgatar a união entre os povos”, disse a jovem.

Lucinéia, de 24 anos, atua há três na Jocum Campinas/SP. Abriu mão do seu trabalho em uma rádio para dedicar-se à missão com outros 13 brasileiros e um peruano. Fotógrafa, também registrou o cotidiano em cidades e campos de refugiados em que conviveu. A aproximação às pessoas não foi fácil, e foram precisos artefatos como o esporte para ganhar confiança. “Por que a gente usou a cultura? Porque é a forma mais fácil de criar um vínculo, principalmente as crianças”, contou ela, que deve retornar às regiões em setembro – e promete levar bolas de futebol para facilitar a integração com os refugiados.