A Universidade de Cruz Alta, enquanto universidade comunitária, incentiva a interdisciplinaridade e a cooperação acadêmica na busca por resultados inovadores que vão não só ao encontro das metas institucionais, como também supram as questões sociais que preocupam o entorno de sua abrangência. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão na elaboração e desenvolvimento de projetos acontece através dos três Programas Institucionais de Pesquisa e Extensão.

Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida

Desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação, transitando entre a pesquisa básica e aplicada, numa perspectiva inter, multi e transdisciplinar, em busca da atenção integral à saúde e qualidade de vida da população.

Desenvolvimento Regional, Sustentável e Tecnológico

Desenvolver e aprimorar bens, processos e serviços voltados aos setores primário, secundário e terciário, numa perspectiva ética, empreendedora e sustentável, para o processo da região.

Sociedade, Educação e Comunicação

Compreender os processos e práticas socioculturais, a partir da reflexão sobre direitos, políticas públicas, trabalho e cidadania, propondo e/ou desenvolvendo ações para a formação de sujeitos empoderados do seu protagonismo transformador da sociedade.

A pesquisa na UNICRUZ é apoiada através de Editais próprios, como o PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICRUZ, o PAPCT – Programa de Apoio a Produção Científica e Tecnológica e Editais externos fomentados por Órgãos como FAPERGS, SDECT, CAPES, FINEP e CNPq, além de convênio com empresas privadas ou públicas.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UNICRUZ

Objetivo: apoiar a iniciação científica dos acadêmicos da graduação da UNICRUZ. Prevê a concessão de bolsa para o acadêmico executar a pesquisa, sob a orientação do professor coordenador da pesquisa pelo período de doze meses. Acadêmicos voluntários também podem participar dos projetos, desde que devidamente cadastrados na Coordenação de Pesquisa.

Programa de Apoio à Produção Científica e Tecnológica - PAPCT

Objetivo: apoiar a consolidação de pesquisas e o incremento da produção científica em áreas do conhecimento estratégicas para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Prevê a concessão de bolsa para aluno de graduação ou pós-graduação, além de recurso para apoiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC /FAPERGS

Objetivo: desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente, bem como, estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação - PROBITI /FAPERGS

Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado e estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

Objetivos: despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC- EM/CNPq

Objetivos: fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq

Objetivos: contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; propiciar a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País; incentivar a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico-Tecnológico Regional no Estado do Rio Grande do Sul - PROCOREDES/FAPERGS

Objetivos: operacionalizar a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados com os temas estabelecidos no Processo de Participação Popular e incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisa inovadoras que busquem soluções para problemas das diferentes regiões do Estado.

Programa Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde - PPSUS FAPERGS/SUS/CNPq

Objetivos: apoiar as atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado do Rio Grande do Sul, definidos pelas políticas públicas do Estado e com aplicabilidade no Sistema Único de Saúde.

Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores-Programa primeiros projetos - ARD/PPP/FAPERGS/CNPq

Objetivos: apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e/ou de pesquisa visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

UNIVERSAL CNPq

Objetivos: selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos - PROGRAMA RS TECNÓPOLE

Objetivos: apoiar projetos inovadores, que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e busquem qualificar as comunidades em que estão inseridos e impulsionar a competitividade através da inovação nos setores estratégicos, fortalecendo as cadeias produtivas locais.

A UNICRUZ também apoia a qualificação da produção científica e da formação docente em nível de pós-graduação Stricto sensu através dos seguintes programas:

Programa de Incentivo à Publicação da Produção Científica e Tecnológica – PIPPCT

Objetivo: premiar os docentes que publicarem artigos, livros ou capítulos de livros, contribuindo para consolidar a produção científica dos docentes.

Programa Institucional de Capacitação Docente – PICD

Objetivo: oportunizar a habilitação de docentes interessados em continuar sua formação docente em nível de pós-graduação Stricto sensu na modalidade doutorado e pós-doutorado, em programas reconhecidos pela CAPES.

A extensão na UNICRUZ é apoiada através do Edital PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UNICRUZ, do Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ, de Ações de Inserção Social, além de Editais externos fomentados por Órgãos públicos Federais e Estaduais, além de convênio com empresas privadas ou públicas.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX/UNICRUZ

Objetivo: estimular a consolidação da indissociabilidade entre o ensino, a extensão e a pesquisa, o que torna a produção do saber na Universidade engajada nas questões e nos desafios da contemporaneidade inerente às instituições de ensino superior comunitárias, através do desenvolvimento de projetos de extensão. Prevê a concessão de bolsa para o acadêmico executar o projeto, sob a orientação do professor coordenador pelo período de doze meses. Acadêmicos voluntários também podem participar dos projetos, desde que devidamente cadastrados na Coordenação de Extensão.

Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ

O Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ objetiva oportunizar formação aos acadêmicos para planejarem e desenvolverem projetos de promoção da melhoria da qualidade de vida da população, consolidando o papel transformador da Universidade em sua relação com a sociedade. Este Núcleo tem caráter permanente e consiste em duas linhas de ação: a primeira, na elaboração de atividades e execução local, na qual os acadêmicos organizam atividades de extensão para comunidades em situação de vulnerabilidade social (com foco nos multiplicadores), dentro de sua área de atuação (curso de graduação), para execução na área de abrangência da Universidade.  A segunda, na elaboração de atividades e execução nacional, com preparação de atividades de extensão para municípios selecionados pelo Projeto Rondon, levando em consideração a realidade local e, caso a proposta seja aprovada, a execução das mesmas durante a operação nacional. As ações realizadas pelo Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ são norteadas por regimento próprio, aprovado pelo Conselho Universitário. Com a aprovação de proposta pelo Ministério da Defesa, é realizado um processo seletivo interno entre os acadêmicos que fazem parte do Núcleo, visando selecionar oito alunos para cada operação aprovada. Para esta seleção, são levadas em consideração as necessidades do município, onde será realizada a operação nacional, bem como o desempenho dos alunos nas atividades do Núcleo. Desta forma, o Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ permite tornar os acadêmicos aptos a atuar nas operações do Projeto Rondon nacional, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades da área de abrangência da Universidade.

Ações de Inserção Social

São ações que têm como propósito a inserção social dos estudantes junto à comunidade local e regional da área de atuação da UNICRUZ visando estimular a práxis acadêmica e a participação social da comunidade universitária. Buscam atender a comunidade local e regional no que se refere a ações pontuais em que o Curso de Graduação possa contribuir com suas atividades de extensão. Esse tipo de ação pode também partir de convite e solicitações da própria comunidade, tais como, secretarias e conselhos municipais, associações de moradores, Ong’s, escolas, empresas entre outras.