Consulta Popular
Definidas as demandas que irão a votação popular de 22 a 30 de novembro
Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download
:
Na manhã da última quarta-feira (10), o Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto Jacuí realizou Assembleia Pública para composição da cédula que irá para votação na Consulta Popular 2021.
No Salão Nobre da Universidade de Cruz Alta, a assembleia reuniu simultaneamente representantes dos quatorze municípios da região de forma híbrida, com parte dos participantes presentes no ambiente físico e outros de forma online no ambiente virtual. Na ocasião, também participou de forma remota a diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SPGG), Bruna Blos.
Neste ano, o Corede Alto Jacuí será contemplado com R$ 942.857,14. O Conselho definiu que o valor será empregado, em 2022, nos dois projetos que obtiverem o maior número de votos na região, ficando assim cada um com R$ 471.429,00. No âmbito municipal, houve o consenso de que os quatro municípios que alcançarem o maior percentual de votos serão contemplados, cada um com o valor de 117.417,00.
O presidente do Corede, Roberto Luis Visoto, ressaltou aos presentes que cada município deverá alcançar no mínimo 2% de votos, sobre o número de eleitores, para se qualificar ao recebimento do recurso.
A votação popular ocorrerá via internet, de 22 a 30 de novembro.
Saiba COMO PARTICIPAR.
Demandas que irão compor a cédula de votação.
Âmbito regional:
– Construção de uma incubadora tecnológica regional, em Cruz Alta, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de novas atividades empresariais em nossa região;
– Sinalização turística nas cidades da região do Corede;
Âmbito municipal:
– Internet no meio rural;
– Distribuição regional de insumos agrícolas para pequenos e médios agricultores.