Processos saúde-doença-cuidado: Investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.

Professores vinculados a esta linha de pesquisa

  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz
  • Christiane de Fatima Colet
  • Cristina Thum Kaefer (colaboradora)
  • Eliane Roseli Winkelmann
  • Evelise Moraes Berlezi
  • Janaina Coser
  • Ligia Beatriz Bento Franz (colaboradora)
  • Marilia de Rosso Krug
  • Paulo Ricardo Moreira
  • Rodrigo de Rosso Krug
Processos químicos e biológicos em saúde: Desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos In vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Professores vinculados a esta linha de pesquisa

  • Gabriela Bonfanti Azzolin
  • Mariana Migliorini Parisi
  • Matias Nunes Frizzo
  • Mirna Stela Ludwig
  • Pauline Brendler Goettems Fiorin
  • Thiago Gomes Heck
  • Josiane Whouteres Bortoloto
  • Viviane Cecilia Kessler Nunes Deuschle (colaboradora)
Profissionais com formação superior na área de saúde ou com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).

Projetos vinculados à linha de Pesquisa: Processos saúde-doença-cuidado

  • Atenção Integral à Saúde na Pandemia por COVID-19
  • Diagnóstico clínico e intervenção em doenças transmissíveis e não transmissíveis
  • Estudos epidemiológicos na senescência e doenças crônicas
  • Segurança do paciente e de profissionais na rede de atenção à saúde

Projetos vinculados à linha de Pesquisa: Processos químicos e biológicos em saúde

  • Biomarcadores e alvos terapêuticos
  • Terapias experimentais farmacológicas e não farmacológicas

Laboratório de Plantas Medicinais e Estresse Oxidativo (Lamox)

Localizado no primeiro andar no prédio 01, possui em sua estrutura Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência acoplado à Espectrometria de Massas (CLAE-EM), CLAE com detector UV-Visível e de Fluorescência, Cromatógrafo Gasoso com detector FID, ultra- purificador de água tipo Milli-Q, leitora e lavadora de placas de Imunoensaio (Elisa), Espectrofotômetro UV-Visível, Máquina de Gelo, Cubas de Eletroforese Horizontal, Termociclador, Transiluminador, Centrífugas, Sistema de Gases, Liofilizador, entre outros. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos, assim como de aulas práticas, do PPGAIS.

Laboratório de Plantas Medicinais

Localizado no segundo andar do prédio 01, Tem incubadoras de crescimento (BOD), estufas de secagem, microscópios ópticos acoplados a sistema de captura de imagens, liofilizador, rotaevaporadores, clevenger, analisadores de nitrogênio, analisadores de umidade, analisador de glúten, central de coleta de dados meteorológicos.  É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Citopatologia

Localizado no prédio 01, dispõem de um acervo de lâminas referentes aos processos fisiológicos da normalidade e de processos patológicos provenientes de diferentes órgãos do corpo humano (colo do útero, cavidade oral, região genito-anal, mamas, etc), microscópios binoculares, microscópio trinocular com sistema de captura de imagem com câmera digital, cabine de segurança biológica classe II A1, sistemas de coloração de Papanicolaou, Shorr, Gram, Ziehl- Neelsen, material para coleta de exame citopatológico. Também disponibiliza o modelo anatômico de Simulador Ginecológico com útero saudável e patológico (Sdorf-modelos SD4012), para prática de simulação realística, de exame pélvico, vagina, colo, útero, ovário, trompas e ligamentos. O simulador tem sido utilizado em aulas práticas e em ações de educação em saúde, como palestras e treinamentos oferecidos à comunidade e profissionais de saúde. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Processo Saúde-Doença e Cuidado.

Laboratórios de Hematologia e Microbiologia

Localizados no prédio 01, dispõem de microscópios binoculares, contadores de células, microcâmeras acopladas aos microscópios, banho-maria, termômetros, televisor, medidores de pH, micro-ondas, centrifuga de bancada, estufa bacteriológica, estufas de esterilização e secagem, autoclave e balança analítica de precisão. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Imunologia e Bioquímica

Localizado no prédio 01, possui cuba de eletroforese, banho- maria, espectrofotômetros UV-visível e espectrofotômetro visível, microscópios binoculares, centrífugas, agitadores magnéticos, termometros, pHmetros, freezer, refrigerador, destilador, condutivímetro, analisador semi-automático bioquímica deionizador e balança analítica, além dos demais equipamentos necessários à rotina laboratorial. É local de realização de aulas práticas e de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Parasitologia e Histotecnologia

Localizados no prédio 01, dispõem de microscópios binoculares, micrótomo rotativo, estabilizadores, placas aquecedoras, estufas, banhos histológicos, dispensadores, acervo de lâminas de estudo dos diferentes e diversos parasitas de interesse humano e animal, bem como de cortes histológicos de tecido em processo fisiológicos e patológicos. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Processo Saúde-Doença e Cuidado.

Laboratório/Consultório de Enfermagem

Localiza-se no prédio 01, dispõe dos seguintes equipamentos: aspirador, mesa de aço, balança adulto, balança bebê, suporte para lâmpada de procedimento, escada para maca, degraus, carrinho para medicação, biombo, nebulizador, camas hospitalares reclináveis, suporte para soro, mesa auxiliar, bonecos anatômico adultos, monitor cardíaco, boneco anatômico infantil, ambús pediátricos e adultos, laringoscópio com lâminas, autoclaves, esfigmomanômetro, cilindro e demais equipamentos para oxigenoterapia, estetoscópios, otoscópio, material para coleta de exame citopatológico, protetores e colares cervicais, monitor cardíaco, manequim RCP para ressuscitação cardiopulmonar, dorso, braço treinamento para injeção. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Processo Saúde-Doença e Cuidado.

Laboratório de Farmacotécnica, Controle de Qualidade de Medicamentos, Farmacotécnica Homeopática e Química Farmacêutica

Localizados no prédio 01, nas dependências da Farmácia Escola, em espaços amplos, dispõem de: estufa de esterilização e secagem, destilador de água, capela de fluxo laminar, refrigerador, placa aquecedora, balanças analíticas e semi – analíticas, dessecador, batedeira, liquificador, balança semi-analítica, envasadora de bisnaga farmacêutico, mixer, dessecador, misturador, desintegrador de comprimidos com 3 provas, dissolução de comprimidos com 3 provas, aparelho de Karl pHmetros de bancada, durômetro para comprimido de bancada, friabilidade de comprimidos com 1 prova, ponto de fusão a seco, centrífuga para tubos, forno mufla microprocessador, mesa agitadora tipo Kline, agitador magnético com aquecimento, viscosímetro de brookfield e exaustor suggar. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Análises Clínicas LAC/Unicruz

Localizado no prédio 01, dispõem de: contador de células, microcentrífuga, maca com cabeceira reclinável, aparelho de teste de glicose, aparelho de elisa automático, timer, refrigerador e freezer, televisor, microscópios binoculares, monitor de glicose, ph metros, fotômetro de chama, compressor de ar, autoclave, incubador, analisador hematológico (18 parâmetros) analisador semi-automático bioquímica (BioPlus), agitadores de tubos, estufa de esterilização, fotômetro, termômetros, espectrofotômetro, centrífugas, banhos-maria, centrífugas de tubos de ensaio. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Água e Solos

Localiza-se no prédio 01, entre os seus principais equipamentos destaca-se: bomba de vácuo e pressão, ultra-purificador de água, capela de exaustão, Fotômetro de Chama, Espectrofotômetro UV-Visível, Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência, Espectrofotômetro de Absorção Atômica, balança analítica, macropipetador automático, Centrífugas, homogeneizador de tubos, fonte de eletroforese vertical. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa ensaios químicos e biológicos.

Laboratório de Genética e Biologia Molecular

Localizado no prédio 01, entre os seus principais equipamentos, destaca-se, os de uso para análise e estudo de material genético e identificação de microrganismos (bactérias e vírus): termocicladores, sistema foto documentação, capela de fluxo laminar, freezer, banho-maria, autoclave, estufa, destilador de água, forno micro-ondas, fonte p/eletroforese, secador de gel, termobloco banho seco, cubas de eletroforese horizontal e vertical, agitadores de tubos, balança analítica, transiluminadores, centrífuga eppendorf, centrífuga refrigerada, microcentrífuga. É local de aulas práticas e de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Saúde (LAEPS)

no prédio 01, onde encontra-se o biotério de experimentação para peixe zebra, além de equipamentos como centrífuga, balança analítica, banhos-maria e pHmetro de bancada. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Ensaios Químicos e Biológicos.

Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Educação Física LAPEF

Localizado no prédio 08, contém os seguintes equipamentos: Adipômetros, Balança digital, Banco de Wells, Dinamômetro dorsal, Esfigmomanômetro digital, Esteira rolante com inclinação e computadorizada, frequêncímetros, oxímetros, glicosímetros, Kits de avaliação motora e paquímetros. É local de execução de projetos de pesquisa da linha de pesquisa Processo Saúde-Doença e Cuidado.

O ingresso de alunos acontece mediante abertura de edital e aprovação em processo seletivo nas modalidades:
  • Modalidade Regular: A oferta na modalidade regular acontece por meio de edital de fluxo contínuo;
  • Modalidade via convênios (Unimed, Hospitais, Prefeituras de Cruz Alta e de Ijuí, etc): destinado a profissionais com formação superior na área de saúde e áreas afins, com vínculo profissional com a instituição conveniada ao PPG.
  • Modalidade Aluno Eventual: o aluno poderá se matricular em disciplinas isoladas, e ao ingressar na modalidade regular, solicitar o aproveitamento de créditos.
  • Modalidade fluxo contínuo: Oferta de fluxo contínuo acontece durante o ano, possibilitando ao aluno ingressar no curso em diferentes momentos.
O Mestrado em Atenção Integral à Saúde oferta, anualmente, 22 vagas para ingresso na modalidade Regular. O ingresso se dá por meio de processo seletivo coordenado pelo Colegiado do Programa e divulgado por edital específico.
As vagas para aluno eventual são definidas pelo Colegiado, conforme disponibilidade da disciplina. O processo de seleção de aluno eventual ocorre duas vezes por semestre mediante edital específico.
INVESTIMENTO
Taxa de Matrícula:

R$ 1.525,00*

À Vista:

R$ 66.071,07*

12 Parcelas:

R$ 5.796,41*

24 Parcelas:

R$ 3.036,66*

36 Parcelas:

R$ 2.119,54*

48 Parcelas:

R$ 1.663,07*

Plano de Flexibilização de pagamento

Tem a finalidade de oferecer ao estudante um financiamento que estende o prazo de pagamento para 60 meses. Neste plano de pagamento, o estudante paga o correspondente a 15% do valor do curso no 1º ano, 15% no 2º ano, 20% no 3º ano, 25% no 4º ano e 25% no 5º ano, com encargos financeiros, mediante análise de crédito e do fiador.

O estudante não poderá ser beneficiado por nenhum tipo de bolsa ou outro financiamento.

ANO ANO 1 ANO 2 ANO 3 ANO 4 ANO 5
% Ano

15%

15%

20%

25%

25%

Meses

12

12

12

12

12

Mensalidade*

R$ 984,34

R$ 984,34

R$ 1.312,45

R$ 1.640,56

R$ 1.640,56

*Valores referência da turma de 2022

Revista Biomotriz