Doutora em Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
:
Graduada em Letras-Português/Inglês e respectivas Literaturas
Associação de Professores de Cruz Alta – APROCRUZ
Coordenação de Pós-Graduação
+55 (55) 3321-1656
posgradu@unicruz.edu.br
Horários de Atendimento
Manhã / Tarde / Noite

Proficiência

Mestrado

O estudante deve obter aprovação em exame de proficiência de língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), até 18 (dezoito) meses após o ingresso no Programa.

Doutorado

O estudante deve obter aprovação em exame de proficiência em duas línguas estrangeiras modernas – espanhol, francês ou inglês, até a abertura do processo de defesa da tese, após o ingresso no Programa

Internacionalização     

    A inserção da Universidade de Cruz Alta, no cenário acadêmico internacional, foi oficialmente concretizada em 2011 no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que visa consolidar o compromisso com a atuação universitária, onde ensino, pesquisa e extensão, de modo indissociável, interferem na sociedade, a partir da formação de profissionais, de forma coerente com os princípios institucionais, e tendo presente a constante atualização demandada pela dinâmica do mundo do trabalho.

    A Universidade de Cruz Alta mantém diversos acordos/convênios com instituições de ensino e institutos de pesquisas em diferentes países, como: Alemanha; Argentina; Canadá; Chile; Espanha; Finlândia; Paraguai; Portugal; Cuba; Colômbia; Estados Unidos e Uruguai.

    Algumas ações já vêm sendo desenvolvidas pelo PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, a fim de aprimorar a abertura internacional, intensificando a cooperação, o intercâmbio e a organização de eventos em várias modalidades. Entre estas ações registra-se o convênio firmado com a Universidad Autonoma de Madrid – UAM – e que oportunizou a uma mestranda realizar estudos adicionais, sob a tutoria de um professor da UAM, no período de janeiro a julho de 2015. A referida aluna cursou três (03) disciplinas na Faculdad de Formación del Profesorado y Educacion – Departamento de Didácticas Específicas, o que resultou numa publicação em revista daquela instituição.

    Em 2015, firmou-se também o contrato de cooperação entre o PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações – CIEO – da Universidade de Algarve, Portugal. O CIEO tem como objetivo a execução e a promoção da atividade de investigação na área das dinâmicas e das organizações e na área de turismo e bem-estar da sociedade. O contrato prevê, entre outras atividades, a mobilidade acadêmica, a docência e atividades de investigação entre ambas as instituições.

    Quanto à promoção de eventos em parceria com instituições conveniadas, salienta-se a realização do Seminário Internacional de Educação no MERCOSUL, ao qual está vinculado o Simpósio de Práticas Socioculturais, e Seminário Interinstitucional, com o Instituto Privado Carlos Linneo e Instituto Privado de Estudios Superiores – IPET 1308, ambos de Oberá, Misiones/Argentina e também com a Universidade de Algarve – UAlg, Faro/Portugal. Tais eventos oportunizaram a vinda de professores universitários e outros profissionais de diferentes países, propiciando reflexões e troca de experiências que favorecem um olhar diferenciado para as questões sociais.

    Esses acordos/convênios oportunizaram que, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ participassem na organização de eventos internacionais, comissões científicas e apresentação de trabalhos. No mês de maio de 2018, ocorreu a participação de professores e apresentação de trabalhos na LASA 2018 (Associação de Estudos Latino-Americanos/Latin American Studies Association) que teve como temática “Os estudos latino-americanos em um mundo globalizado”, na cidade de Barcelona- Espanha. No mês de outubro, do mesmo ano, houve a participação com apresentação de trabalhos no X CIDU (Congresso Ibero-americano de Docência Universitária), evento que acontece de 2 em 2 anos num país diferente. Em 2018, foi realizado na PUCRS, e a UNICRUZ foi parceira do evento, com professores do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social que fizeram parte da organização e da Comissão Científica. Já no mês de novembro, um grupo constituído de 02 professores, 07 alunos do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e 01 aluno do PPG em Atenção Integral à Saúde (que cursa a disciplina de Docência no Ensino Superior, no PPGPSDS) participaram do Seminário da Pré-Conferência do FORGES/2018, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, tendo em vista o Acordo de Cooperação firmado entre a UNICRUZ/PPGPSDS e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O Seminário, “Os desafios do crescimento e a garantia da qualidade do ensino superior: os casos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique” realizado no dia 27 de novembro de 2018, para os alunos da UNICRUZ foi aberto aos demais inscritos no FORGES, tendo a participação de 70 pessoas.

    Este seminário possibilitou a integração entre os participantes de países e regiões de língua portuguesa, pelo intercâmbio sociocultural e a riqueza oriunda do multiculturalismo, da formação e da própria trajetória de cada país, tendo a linguagem como fator de aproximação. As discussões levantadas proporcionaram a participação e a possibilidade de novas parcerias e eventos, bem como do convívio entre os participantes. Isso gerou a continuidade das relações sociais e de estudos que ali tiveram início com alunos e professores da UNICRUZ e instituições de diferentes países. Registra-se, também em 2018, a participação de docentes e discentes do PPG na 8ª Conferência do FORGES – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, realizado no período de 28 a 30 de novembro, no Instituto Politécnico de Lisboa – Portugal, com a temática “O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior: desafios, desenvolvimentos e tendências”. No evento, houve a apresentação de trabalhos de discentes, com orientação de docentes do PPG, bem como dos professores que acompanharam os mestrandos. Evidenciou-se a atuação dos discentes nas mesas de discussões, elogiada pela Comissão organizadora do evento.

    Cabe salientar que uma professora do Programa foi eleita para fazer parte da Direção do FORGES no período de 2018-2022. Da mesma forma, uma professora foi eleita na LASA – Associação de Estudos Latino-Americanos/Latin American Studies Association) que, no ano de 2019, teve como tema “Nuestra América: justice and inclusión” como Co-Chair (Co-Diretora), 2019-2020, representando o Brasil, juntamente com um colega chileno, na seção: Educação e Políticas Públicas na América Latina, o que caracteriza a inserção do PPG na internacionalização.

    Também em termos de internacionalização, registra-se que um professor realizou o pós-doutorado sanduíche na UniLisboa.

Revista Di@logus

Anais da Mostra em Práticas Socioculturais

MOSTRA DE TRABALHOS EM PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

Anais da Mostra Interdisciplinar em Linguagens e Hermenêutica

MOSTRA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS E HERMENÊUTICA

Laboratórios

Laboratório de Estudos e Práticas Socioculturais Interdisciplinares – LEPSI 

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas Interdisciplinares – LEPSI, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, é um espaço interdisciplinar de articulação de estudos e pesquisas voltadas às questões sociais que apresentem vivências e experiências, busquem a emancipação e o desenvolvimento social. O Laboratório também está voltado à produção e socialização desses conhecimentos. As ações do LEPSI são desenvolvidas em interação com movimentos sociais, grupos e associações que compõem a sociedade e estão voltadas a temáticas, como: cultura e arte; necessidades especiais; diversidade sexual, de gênero e geracional; inclusão étnico-racial; preservação e sustentabilidade ambiental; geração de trabalho e renda. Além disso, terá a missão de constituir-se em um Laboratório da Vida Real, reunindo a academia e os diversos atores sociais, objetivando encontrar soluções para as grandes demandas que emergem da sociedade.

Laboratório de Desenvolvimento Humano – LDH

O Laboratório de Desenvolvimento Humano – LDH é um espaço interdisciplinar de articulação de estudos e pesquisas voltados às questões do desenvolvimento do ser, cujas ações se destinam ao atendimento das necessidades dos diferentes ciclos da vida humana: infância, adolescência, adulto e senescência.

O LDH tem por objetivo oportunizar trabalho voltado à autoestima, sociabilidade, psicomotricidade, afetividade, geração de trabalho e renda e inclusão de indivíduos em processo de educação permanente. O laboratório também objetiva a produção e socialização desses conhecimentos pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pelos cursos de graduação e por grupos de pesquisas a elas vinculadas. O laboratório possui espaço adequadamente mobiliado, computador com acesso à internet, mesa de reunião e armário com livros para pesquisa.