Asilo Santo Antônio

Asilo Santo Antônio

Tese de doutorado estuda musicalidade na vida dos idosos

:

Na tarde do dia 03, o doutorando do curso de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz, realizou uma apresentação para os idosos do Asilo Santo Antônio de Cruz Alta. Diego Batista com formação em música e especialidade em regência, cognição e educação musical foi acompanhado pelo coral formado por 18 mulheres idosas com idade entre 60 e 80 anos e que integram as atividades do Centro de Convivência de Pessoas Idosas de Cruz Alta, vinculado à Prefeitura.

Por cerca de uma hora, Diego e coral cantaram para os idosos que residem no Asilo. Descrever em palavras o que presenciamos, é difícil. Foi lindo ver a emoção e alegria dos idosos com a apresentação. Alguns choraram e relembraram momentos em que a música marcou a vida deles. Outros transbordavam de alegria e entusiasmo, e de modo discreto expressaram o quanto estavam gostando. Uns batendo delicadamente o pé no chão, outros batendo palmas, o olhar era revelador, brilhava de encantamento, ressaltando a importância do momento. Um encontro que com certeza ficará marcado na memória dos idosos do Asilo e dos que integram o coral.

Para Diego, a apresentação no Asilo foi uma das mais importantes apresentações como professor e pesquisador, tendo como desejo além da própria pesquisa envolver os idosos pela paixão que tenho pela música. Neste contexto de atuação a música pode resgatar sentimentos e emoções de ambos os lados, tanto os participantes, ouvintes como também o próprio pesquisador. Desde agosto do ano passado, mês que começou a oficina de canto e música tenho o meu cotidiano junto com as participantes do CCI. Isso me permite através da pesquisa-ação acompanhar as mudanças e transformações como pesquisador e professor, na busca por melhores didáticas para ensinar melhor a música.

Coral
A formação do coral se deu por meio da pesquisa de Diego que em sua tese de doutorado propôs estudar a problematização e a vulnerabilidade que os idosos enfrentam. Para isso ele realizou uma parceria com o Centro de Convivência de Pessoas Idosas de Cruz Alta.
Os trabalhos começaram em agosto de 2023 e contou com encontros semanais. O resultado do estudo desenvolvido subsidiar e gerar dados e respostas importantes para a tese de doutorado de Diego. Que por meio da música poderá verificar as mudanças em aspectos importantes na vida dessa população e que engloba autoestima, ansiedade, falta de valorização, aspectos físicos e mentais.